FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ALTA INCIDÊNCIA DE SÍFILIS NO IDOSO E A FALTA DE ATENÇÃO FRENTE A SEXUALIDADE NESTA FASE DA VIDA: PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Educação Sexual
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
VIEIRA, Amanda Machado
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:27:59Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:27:59Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26270
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
PASTANA, Ieda Carla Almeida Dos Santos De Souza
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
C01.150.252.734.859:Sífilis
C13.351.500.711:Infecções Sexualmente Trasmissíveis
F01.145.802.975:Sexualidade
F02.463.188.150:Conscientização
I02.233.332:Educação em Saúde
M01.060.116.100:Idoso.
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
O envelhecimento da população é algo tocante ao sistema de saúde, é preciso avaliar o idoso com suas peculiaridades, sem esquecer de aspectos como sua sexualidade. As Infecções Sexualmente Transmissíveis estão presentes também nesta faixa etária e, por muitas vezes, passam desapercebidas, uma vez que profissionais da saúde, muitas vezes, não investigam ISTs durante a consulta geriátrica, por limitação cultural ou tabu social, sendo que são problemas que podem ser diagnosticados e tratados precocemente, evitando um acometimento neurológico, entre outros. A Sífilis é uma doença de grande prevalência, porém a gestacional e a congênita são as mais controladas pela vigilância. A adquirida foi há pouco tempo condicionada a notificação compulsória, mas ainda existe valor elevado de subnotificação, principalmente entre os idosos da população. Este fato ocorre, pois é raro pensar e investigar esta faixa etária para esta condição. Envelhecer não é sinônimo de tornar-se assexuado. Além disso, muitos são os fatores que favorecem a exposição: imunidade prejudicada, pouco ou nenhum uso de preservativo, falta de abertura para conversar sobre sexualidade ou prevenção de ISTs, falta de conhecimento sobre estas doenças, bloqueios socioculturais. Para melhor entender este cenário e aprimorar políticas de prevenção, este estudo apresentará o diagnóstico da população idosa de São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo) associado ao nacional e promoverá ações para aumentar entendimento sobre sexualidade e ISTs, estimular uso de preservativo, elevar a prevenção de doenças e incentivar liberdade sexual.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ALTA INCIDÊNCIA DE SÍFILIS NO IDOSO E A FALTA DE ATENÇÃO FRENTE A SEXUALIDADE NESTA FASE DA VIDA: PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.