FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ADEQUAÇÃO DA AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ROSA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ZAÍRA 3 EM MAUÁ/SP.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família
(dc.contributor.author )
MIRANDA, Raiane Nascimento De
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:38:31Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:38:31Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26801
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
STEINBERG, Lia Likier
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
M01.526.485.067.080:Agentes Comunitários de Saúde.
N04.590.715:Equipe de Saúde
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
Esse estudo tem como objetivo principal elaborar um plano de ação para adequação da ausência de Agentes Comunitários de Saúde da Equipe de Saúde da Família Rosa, Zaíra 3, localizada em Mauá/SP e propor ações e intervenções que facilitem o planejamento de ações em saúde. A implantação dessa proposta busca sensibilizar a gestão acerca da necessidade de contratação de mais profissionais Agentes Comunitários de Saúde e capacitar os profissionais a manterem os dados cadastrados e atualizados de sua área de abrangência, identificando a situação de saúde da população e melhorando a prestação de assistência sistematizada. Buscou-se ainda mobilização relacionada à necessidade de melhorias salariais e planos de carreira dos profissionais, diminuindo assim a rotatividade dos mesmos na equipe. É relevante também a organização dos processos de trabalho após adequação da equipe em relação a sobrecargas de trabalho e consequente insatisfação. Como resultado desse projeto de saúde do território pela equipe espera-se inicialmente a adequação da ESF Rosa da UBS Zaíra 3 em Mauá/SP que se encontra incompleta, com a contratação de agentes comunitário de saúde e recepcionista; Após reuniões espera-se ainda uma gestão consciente e empenhada acerca da necessidade de se manter a equipe completa; Equipe valorizando o trabalho dos ACSs com a comunidade, ressaltando que esse profissional liga equipe a população, desenvolvendo assim um trabalho com maior qualidade; Por fim com esse projeto almeja-se uma equipe completa para o desenvolvimento das atividades rotineiras e ainda implantação de grupos operativos, pois sem os ACSs para convidar a população esses grupos nunca tem público e assim não acontece. Lembrando que os grupos são de grande importância para orientar a população e assim proporcionar maior qualidade de vida.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ADEQUAÇÃO DA AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ROSA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ZAÍRA 3 EM MAUÁ/SP.