FICHA TÉCNICA DO RECURSO
DIFICULDADE DE ACESSO AO SERVIÇO DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM SÃO PAULO
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
Autor
(dc.contributor.author
)
FONSECA, Maria Beatriz Torgal Miranda Dias
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2022.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-25T14:39:54Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-25T14:39:54Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26850
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt-BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
SANTOS, Mariana Cristina Lobato Dos
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
F01.145.236:Satisfação do Usuário
F02.784.692.107:Absenteísmo.
N02.278.692:Consulta Médica
N04.452:Organização e Administração
SP2.031.197.118:Unidade Básica de Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização para TCC
Resumo
(dc.description.abstract
)
A partir da experiência do contato com Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo, podemos perceber como a dificuldade de acesso esse serviço pode interferir nos atendimentos dos usuários e qualidade do trabalho dos funcionários, influenciando o que deveria ser a porta de entrada do nosso SUS. Assim, este trabalho tentará mostrar uma intervenção na forma de agendamento de consultas de uma UBS, para tentar mudar as dificuldades apresentadas. Essa nova forma de agendamento das consultas será implementado após conversa com a gerência, usuários e líderes comunitários, onde se definirá uma data-alvo para início intervenção. Nesse modelo, a cada novo dia, 75% das vagas da agenda estarão de modo livre (marcadas no mesmo dia do atendimento) e 25% protegidas (marcadas anteriormente). Assim, o usuário dessa equipe, ao chegar a Unidade, será triado por alguém da sua equipe e será avaliado a necessidade de passar em consulta médica, sendo agendado o horário, segundo as vagas. A princípio, teremos 28 consultas médicas por dia, sendo que destas, 21 serão de vagas abertas e 7 reservadas, com modificações após avaliações rotineiras pela própria equipe Desse modo, espera-se, para uma população de cerca de 3100 pessoas, ter vagas suficientes para atender a todas as demandas, além de melhorar o acesso e aumentar a segurança do usuário em relação ao serviço e a sua satisfação, bem como a dos seus funcionários.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
DIFICULDADE DE ACESSO AO SERVIÇO DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM SÃO PAULO
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