FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Educação na saúde [PROFSAÚDE]
(dc.format.description
)
No contexto atual, de rápidas mudanças, avanços tecnológicos e desafios na educação e na saúde buscando atender as necessidades da sociedade, os processos educativos precisam integrar o saber ser, saber aprender, saber conviver e saber fazer, conforme objetivos definidos para a educação do milênio. O docente em sua atividade profissional precisa desenvolver atitude problematizadora sobre o porquê e o que está ensinando e integrar ensino, pesquisa e envolvimento comunitário. Neste contexto, um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem se faz necessário para o aperfeiçoamento da prática docente, bem como o uso de metodologias que tornem este processo ativo.
A disciplina de Educação na Saúde possui carga horária de 60h organizadas em encontros presenciais e em EaD. Nesta disciplina serão tratadas as abordagens do processo ensino-aprendizagem na educação em saúde discutindo aspectos relevantes deste processo no contexto de trabalho do preceptor/docente com vistas à qualificação do trabalho no Sistema Único de Saúde – SUS.
Desejamos que este aprendizado seja para todos nós um processo motivador e transformador da nossa prática docente. Somos gratos pela possibilidade de encontrá-los nos caminhos do ensino na saúde.
Acervo
(dc.type
)
Material multimídia
Área temática
(dc.subject.classification
)
Educação em Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Gomes, Marta Quintanilha
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Nuto, Sharmênia de Araújo Soares
Avaliação do recurso educacional
(unasus.evaluation
)
2018::Anaclaudia Gastal Fassa::Avaliação de conteúdo por usuário
Avaliador midiático-pedagógico
(dc.contributor.midiaticEvaluator
)
Fassa, Maria Elizabeth Gastal
Carga horária
(unasus.typicalLearningTime
)
60h
Coordenador de produção
(dc.contributor.productionCoordinator
)
Fassa, o Anaclaudia Gastal
Coordenador geral
(dc.contributor.mainCoordinator
)
Facchini, Luiz Augusto
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2018
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-07-04T16:03:19Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-07-04T16:03:19Z
Date de criação
(dc.date.created
)
2018
Desenvolvedor Web
(dc.contributor.webDeveloper
)
Osorio, Alessander
Rochedo, Eduardo
Designer gráfico
(dc.contributor.graphicalDesigner
)
Neves, Bruna das
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Departamento de Medicina Social UFPel
Editor de Audiovisual
(dc.contributor.vídeoEditor
)
Vacheliski, Jardel
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27157
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Link para visualização
(unasus.portfolio
)
https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/course/view.php?id=501
Objetivos de aprendizagem
(unasus.educationalDescription
)
Refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem dos profissionais de saúde e das comunidades.
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Patrocinador
(dc.description.sponsorship
)
Ministério da Saúde
Universidade Aberta do SUS
Público-alvo: ocupação
(dc.audience.occupation
)
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde..
Termos de uso
(dc.rights.license
)
© 2018. Ministério da Saúde. Sistema Universidade Aberta do SUS. Fundação Oswaldo Cruz & Associação Brasileira de Saúde Coletiva – PROFSAÚDE. Alguns direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização dessa obra, em parte ou em sua totalidade, nos termos da licença para usuário final do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Deve ser citada a fonte e é vedada sua utilização comercial.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Backup de Moodle
Título
(dc.title
)
Educação na saúde [PROFSAÚDE]
Versão do recurso educacional
(dc.description.version
)
1.0
Aparece na coleção: