FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A CONTRIBUIÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA A MELHORIA DA COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Medicamentos e Vacinas
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Silva, Joselian Welcelly dos Santos
(dc.date.accepted )
2022-03-17
(dc.date.available )
2022-08-18T16:53:00Z
(dc.date.accessioned )
2022-08-18T16:53:00Z
(dc.rights.holder )
Joselian Welcelly dos Santos Silva
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27217
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Lúcio, Ingrid Martins Leite
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Agentes Comunitários de Saúde
Cobertura Vacinal
Crianças
(dc.subject.decs )
Agentes Comunitários de Saúde
Cobertura Vacinal
Criança
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A proposta deste trabalho tem como objetivo geral apresentar um projeto de intervenção voltado para a melhoria da cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos com a contribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Os motivos que levaram a sua proposição foram observados no desempenho de atividades enquanto ACS vinculada à unidade mista Dr. José Araújo Silva do município de Maceió/Alagoas. A escolha da temática surgiu da necessidade de compreender a importância da vacinação como forma de erradicar doenças e proteger o corpo de vírus e bactérias, bem como o trabalho do Agente Comunitário de Saúde tem contribuído neste propósito. Ademais, a imunização vai além de questões pessoais, tem relevância social, pois quanto mais pessoas vacinadas maior a probabilidade de erradicação de doenças, onde era recorrente na atenção à saúde da criança, se observar calendários vacinais incompletos e/ou nem mesmo iniciados, ausências dos pais e/ou responsáveis à unidade para vacinação das crianças nessa faixa etária, desconhecimento dos familiares sobre as doenças prevenidas por vacinas, apontados como nós-críticos. Para o desenvolvimento do plano de intervenção foi utilizado o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e suas etapas. Também foi realizada a revisão de literatura em pesquisas científicas nas bases de dados SciELO, LILACS, BDENF e em documentos ofici (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
A CONTRIBUIÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA A MELHORIA DA COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS