FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O CENTRO DE SAÚDE ANTÔNIO BARBOSA DE MENEZES DA CIDADE DE BELÉM – ALAGOAS
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde Mental
(dc.contributor.author )
Monteiro, Fabiana Júlia Teixeira
(dc.date.accepted )
2022-04-20
(dc.date.available )
2022-08-18T16:53:32Z
(dc.date.accessioned )
2022-08-18T16:53:32Z
(dc.rights.holder )
FABIANA JÚLIA TEIXEIRA MONTEIRO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27223
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária à Saúde
Pessoal de Saúde
Saúde Mental
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Pessoal de Saúde
Saúde Mental
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
Os problemas de saúde mental apresentam alta prevalência em escala mundial, sendo uma das principais queixas dos usuários que procuram os serviços da Atenção Básica de Saúde no Brasil. Instituir uma rede de cuidado resolutiva para os usuários em sofrimento mental é uma tarefa árdua e implica numa complexa interrelação entre os diferentes níveis de assistência, serviços, estratégias de saúde e fatores psicossociais. Neste contexto, o presente estudo apresenta um projeto de intervenção para melhoria e ampliação do cuidado em saúde mental ofertado aos usuários diagnosticados com transtornos mentais, na comunidade atendida pela Equipe Multiprofissional, no Centro de Saúde Antônio Barbosa de Menezes, da cidade de Belém, interior de Alagoas. O estudo utilizou como metodologia o Planejamento Estratégico Situacional e os dados expostos foram coletados através do SIAB e de reuniões de equipe. O projeto proposto busca sanar os pontos críticos que interferem na qualidade de vida e saúde dos usuários em sofrimento mental, através da implantação de uma rede de cuidado integral e intersetorial, através de instrumentos como: o Projeto Viver Bem+; o Programa Viver e Compartilhar; o Projeto Linha de cuidado: Cuidar Mental e o Projeto Saberes da Mente. As propostas de intervenção apresentadas no presente estudo são exequíveis e auxiliarão não apenas na melhoria dos serviços de saú (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O CENTRO DE SAÚDE ANTÔNIO BARBOSA DE MENEZES DA CIDADE DE BELÉM – ALAGOAS