FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Distúrbio de aprendizagem em crianças da Unidade Saúde da Família do Baldeador, Niterói - RJ: uma experiencia de trabalho interdisciplinar
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
VITORIANO, Jaciara Dias Da Silva
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T00:38:41Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T00:38:41Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27660
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
DURAND, Michelle Kuntz
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Estratégia Saúde da Família
Saúde da Criança
Transtornos Cognitivos
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: Esse trabalho baseou-se na observação da prevalência de crianças com Distúrbio de aprendizagem, residentes em área adscrita pelo Programa Médico de Família do Baldeador, município de Niterói, Rio de Janeiro. Durante a prática diária, como médica de família e comunidade, chamou-me a atenção a quantidade de solicitações de mães e de escolas, para atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. Assim, a Equipe da Unidade Saúde da Família do PMF Zilda Arns e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) elencaram cuidados especiais a um grupo de 30 crianças, entre 06 e 11 anos de idade, com distúrbios de aprendizagem, considerando que tal distúrbio tem grande importância prospectiva na vida dessas crianças e famílias. Objetivo: Qualificar a assistência ofertada às crianças com distúrbios de aprendizagem adstritas ao Programa Médico de Família Zilda Arns, município de Niterói/ RJ. Metodologia: Durante 09 meses foram realizadas várias ações. Iniciamos com estudos dos casos, atendimentos interdisciplinares, encontros com a escola local, orientação às famílias das crianças e atendimentos em grupos. Resultados esperados: Como o objetivo norteador deste plano de intervenção foi qualificar a assistência e minimizar as consequências, esperamos que os profissionais de saúde e os de ensino estejam capacitados para identificar fatores de risco que propiciam o desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem em crianças e estejam motivados a interceder junto a ela, sua família e comunidade. Esperamos a conscientização da família quanto à complexidade desse quadro e sua importância para o desenvolvimento da criança em aprendizado. Esperamos ainda que com essa proposta a Unidade obtenha um diagnóstico analítico do problema e das possíveis ações de assistência.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Distúrbio de aprendizagem em crianças da Unidade Saúde da Família do Baldeador, Niterói - RJ: uma experiencia de trabalho interdisciplinar