FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações na unidade básica de saúde de Pinhal Grande -RS: avaliação e intervenção no atendimento à saúde mental
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
AGUIAR, Mirielen Cristiane Lima
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T00:56:31Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T00:56:31Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28349
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
ZAMPROGNA, Katheri Maris
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Psiquiatria
Serviços de Saúde Mental
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: O município de Pinhal Grande-RS, composto por duas equipes de estratégia de saúde da família possui uma alta demanda de usuários da saúde mental. E para atender esta demanda,geralmente estes pacientes têm suas receitas renovadas uma vez ao mês para assim não prejudicar o atendimento dos demais usuários que procuram à UBS. Neste cenário, a saúde mental ganha espaço como um importante problema de saúde pública a ser discutido, onde cada vez mais se observam pessoas procurando pelo serviço em saúde pública para medicação controlada, sugerindo a necessidade de intensificação das ações que levem às pessoas a hábitos de vida mais saudáveis, sendo vistas como um todo como sugere a política do SUS. No caso de Pinhal Grande, apesar de os usuários serem atendidos e receberem a medicação, para melhoria deste problema, faz-se necessário organizar fluxo ao atendimento dos usuários da saúde mental, baseado em estratégias realizadas após reuniões com a equipe, após avaliação dos principais transtornos, construindo assim um agendamento. Objetivo: Promover fluxo de atendimento organizado para as pessoas com transtornos mentais atendidas na comunidade. Metodologia: A metodologia utilizada trabalha com dados estatísticos do último senso ,dados do sistema de informação própria da prefeitura de Pinhal Grande,além de dados bibliográficos para revisão de literatura com a finalidade de enriquecer a discussão e assim atender ao objetivo proposto. Resultados esperados: A partir deste agendamento trimestral, espera-se um melhor vinculo médico paciente, diminuição dos casos de descompensação, diminuição das internações, diminuição da medicalização e uma melhora do fluxo para os demais usuários.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Ações na unidade básica de saúde de Pinhal Grande -RS: avaliação e intervenção no atendimento à saúde mental