FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Ações na unidade básica de saúde de Pinhal Grande -RS: avaliação e intervenção no atendimento à saúde mental
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
AGUIAR, Mirielen Cristiane Lima
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2023.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2023-03-09T00:56:31Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2023-03-09T00:56:31Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28349
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt_BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
ZAMPROGNA, Katheri Maris
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Psiquiatria
Serviços de Saúde Mental
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: O município de Pinhal Grande-RS, composto por duas equipes de estratégia de saúde da família possui uma alta demanda de usuários da saúde mental. E para atender esta demanda,geralmente estes pacientes têm suas receitas renovadas uma vez ao mês para assim não prejudicar o atendimento dos demais usuários que procuram à UBS. Neste cenário, a saúde mental ganha espaço como um importante problema de saúde pública a ser discutido, onde cada vez mais se observam pessoas procurando pelo serviço em saúde pública para medicação controlada, sugerindo a necessidade de intensificação das ações que levem às pessoas a hábitos de vida mais saudáveis, sendo vistas como um todo como sugere a política do SUS. No caso de Pinhal Grande, apesar de os usuários serem atendidos e receberem a medicação, para melhoria deste problema, faz-se necessário organizar fluxo ao atendimento dos usuários da saúde mental, baseado em estratégias realizadas após reuniões com a equipe, após avaliação dos principais transtornos, construindo assim um agendamento. Objetivo: Promover fluxo de atendimento organizado para as pessoas com transtornos mentais atendidas na comunidade. Metodologia: A metodologia utilizada trabalha com dados estatísticos do último senso ,dados do sistema de informação própria da prefeitura de Pinhal Grande,além de dados bibliográficos para revisão de literatura com a finalidade de enriquecer a discussão e assim atender ao objetivo proposto. Resultados esperados: A partir deste agendamento trimestral, espera-se um melhor vinculo médico paciente, diminuição dos casos de descompensação, diminuição das internações, diminuição da medicalização e uma melhora do fluxo para os demais usuários.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Ações na unidade básica de saúde de Pinhal Grande -RS: avaliação e intervenção no atendimento à saúde mental
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