FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Proposta de implementação de atendimentos remotos durante a pandemia de Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de São Leopoldo - Rio Grande do Sul
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
MACHADO, Ariane Neuhaus
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T01:04:56Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T01:04:56Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28566
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
SANTOS, Natália Alves Dos
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Acolhimento
Atenção Primária à Saúde
Pandemias
Telemedicina
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: Em dezembro de 2019 o mundo mudou ao serem registrados os primeiros casos de insuficiência respiratória por um tipo novo de coronavírus, o SARS-CoV-2. A doença foi denominada COVID-19 e espalhou-se rapidamente pelo mundo ao longo do primeiro trimestre de 2020. Por ser medida comprovadamente eficaz contra vírus respiratórios em geral, o isolamento social foi implementado em todos os contextos. Considerando que não podemos desassistir os/as usuários/as dos serviços vinculados à Atenção Básica à Saúde e portadores/as de doenças crônicas durante uma pandemia, é essencial pensar em maneiras de mantê-los/as próximos/as ao serviço de saúde sem precisarem estar fisicamente presentes. A partir desse novo cenário, verificou-se a importância de se realizarem mudanças no fluxo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Cristovão de modo a priorizar a avaliação e o atendimento remoto. Objetivo: Implementar estratégias de suporte remoto para pacientes cujo risco da consulta presencial possa superar seus benefícios, dado o contexto de pandemia pelo novo coronavírus. Metodologia: Para tal empreitada, realizaremos formação e capacitação dos/as profissionais da UBS em encontros digitais periódicos para o uso da ferramenta de teleconsulta em seus aspectos técnicos e éticos, triagem remota de pacientes que entrarem em contato telefônico com a UBS e teleatendimento aos/às pacientes com fatores de risco para infecção pela COVID-19. Resultados esperados: Esperamos estabelecer um fluxo de trabalho que inclua a opção pelo atendimento remoto quando adequado ao perfil de cada paciente e conforme a capacidade do serviço em lidar com a demanda, evitando, dessa forma, a exposição ao vírus e as aglomerações causadas pela fila de espera.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Proposta de implementação de atendimentos remotos durante a pandemia de Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de São Leopoldo - Rio Grande do Sul