FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Implantação de agenda integrada em uma USF de Campo Grande (MS) – Relato de Experiência
(dc.type )
Texto
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Cazola, Luiza Helena de Oliveira
Marques, Mônica Abreu Gonzalez
(unasus.evaluation )
2012::Corpo Editorial da ABEM::Avaliação de conteúdo por perito
(dc.date.issued )
2012-12
(dc.date.available )
2015-12-01T01:02:39Z
(dc.date.accessioned )
2015-12-01T01:02:39Z
(dc.rights.holder )
Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2861
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
(unasus.educationalDescription )
Demonstrar através do relato de experiência, uma proposta de planejamento e organização no processo de trabalho de uma equipe de saúde da família, por meio de ações integradas desses profissionais de forma a viabilizar uma agenda de trabalho eficiente que prevê atenção à demanda de atendimentos programados e espontâneos de uma unidade de saúde.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Acesso aos serviços de saúde
Agenda de trabalho
Atendimento ao paciente
Planejamento de serviços de saúde
(dc.subject.decs )
Planejamento em Saúde Comunitária
Relações Interprofissionais
Saúde da Família
(dc.published.previously )
Sim
(dc.audience.context )
Profissionais da Atenção Primária em Saúde, Estratégia de Saúde da Família
(dc.audience.occupation )
Assistente social
Cirurgião-dentista da estratégia de saúde da família
Enfermeiros e afins
Médicos
Técnico de enfermagem da estratégia de saúde da família
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Este artigo relata uma proposta de organização do processo de trabalho por meio da integração das ações dos profissionais de uma equipe de saúde da família no município de Campo Grande (MS), mediante a implantação de uma agenda de trabalho. Foi implantada uma agenda de trabalho que definiu a prioridade de atendimento de todos os profissionais da equipe em cada dia da semana. A demanda foi dividida entre atendimento programado, ao qual foram destinadas de 50% a 60% das vagas, e demanda espontânea, que correspondeu aos outros 40% a 50%. A demanda espontânea consistiu na população que procurou a unidade livremente para o agendamento de consulta, realizado por meio da distribuição de senhas, e a demanda programada foi composta por pacientes pertencentes a grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, que foram agendados previamente pelos profissionais da unidade por meio dos cartões dos programas, utilizados como documentos de registro e acompanhamento da história médica e odontológica desses pacientes. Para a equipe, a utilização dessa agenda representou um avanço em direção ao trabalho interdisciplinar e à lógica de atendimento por ordem de chegada, ampliando o acesso mediante outros critérios. A agenda também possibilitou maior aproximação com os pacientes e entre os membros da equipe.
(dc.rights.license )
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode
(unasus.learningResourceType )
Texto
(dc.title )
Implantação de agenda integrada em uma USF de Campo Grande (MS) – Relato de Experiência
(dc.identifier )
Cadernos da ABEM. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, vol. 8, 2012.