FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Percepções Sobre Reuniões de Equipe em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS)
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
KRIJANOVSKY, Guillermo Augusto
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T01:11:31Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T01:11:31Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28711
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
LOPES, Soraia Geraldo Rozza
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Gestão em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Introdução: Desde o marco biopsicossocioespirutual do cuidado à saúde faz-se necessária uma abordagem multiprofissional do paciente, por isso, as reuniões por parte dos profissionais envolvidos no cuidado da comunidade permite discutir e rever sua prática diária. Objetivo: Implementar as reuniões de equipe semanais, organizando a demanda e criando uma agenda para que possa ser realizada. Posteriormente foi avaliada a percepção dos profissionais envolvidos sobre a realização destes encontros. Método: Esta avaliação possui um caráter descritivo-qualitativo. Foram realizados grupos focais, elaborando perguntas abertas com o objetivo de discutir temas relacionados ao objeto do estudo, sendo utilizado o critério de saturação. Logo após a discussão, foi realizada a transcrição e posteriormente a análise de conteúdo do material. Resultados: Foi constatado que a frequência ideal de realização das reuniões é semanal, com duração máxima de 1,5 hora. Foram discutidas formas de informar a população sobre estas reuniões, organizando o fluxo de atendimento para disponibilizar este espaço para os profissionais de saúde. Abordamos a necessidade de criar um discurso unificado por parte dos profissionais, definindo protocolos de conduta principalmente relacionado a procedimentos e classificação de risco. Outro tema considerado relevante durante os encontros foi a necessidade de realizar ações que permitam a prevenção de agravos e doenças crônicas juntamente com programas de puericultura e saúde mental. Dentro deste tópico, destacou-se a importância de desenvolver estratégias para a adesão dos pacientes. A educação permanente dos profissionais também foi considerada como ferramenta importante para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes e a segurança do profissional na realização de suas atividades juntamente à possibilidade de elaborar protocolos. Desta forma, as reuniões se consolidam como espaço para a melhora contínua do cuidado em unidades de básicas de saúde.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Percepções Sobre Reuniões de Equipe em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS)