FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Identificação do Perfil de Pacientes Acometidos com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na Atenção Básica de Saúde (ABS)
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
KICH, Alexandre Joventino
(dc.date.accepted )
2023.0
(dc.date.available )
2023-03-09T01:12:15Z
(dc.date.accessioned )
2023-03-09T01:12:15Z
(dc.rights.holder )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/28727
(dc.language.iso )
Pt_BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.contributor.advisor )
LIMA, Tatiana Martins
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
Acesso aos Serviços de Saúde
Hábitos Alimentares
Hipertensão
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
O estudo teve como objetivo identificar todos os usuários acometidos por Hiprtensão Arterial entre os casos antigos em tratamento, porém descompesados, como os incidentes. A Hipertensão Arterial é uma condição crônica caracterizada pelos níveis elevaos de pressão sanguínea nas arterias, ela acontece quando os valors das presões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140x90mmHg. Considerada umaa condição clínica tratável e controlada pode retardar ou até evitar o desenvolvimento de doença cardivarcular sintomática. Ainda assim, é apontada com um grave problema de saúde pública no Brasil, por apresentar uma baixa taxa de controle gerando custo médico-social, devido as suas complicaçõess. Foram planejadas ações com os profissionais de saúde, através de técnicas realizadas pela equipe. Com o rastreamento de novos casos de Hipertensão Arterial, através da aferição sistemática de todos os jovens e adultos que foram até a Unidade Básica de Saúde para consultas, independente da queixa principal, constatou-se que o dignóstico desta comorbidade, esteja associado aos pacientes que fazem consumo excessivo de sal; aos que não realizam exercícios físicos; pacientes com problemas emocionais, como o estesse, transtornos ansiosos e depressão; além do fator de rico tabagismo. Como resultados desta intervenção, foi possível identificar omaior número de Hipertensão Arterial em mulheres, idosas e viuvas, associado ao histórico clínico de estresse. A depressão possui influência direta no estilo de vida e ao comportamento de pacientes deprimidos; como a inatividade; a má adesão ao tratamento e o aumento do consumo de álcool e tabaco. Por fim, acredita-se que as metas traçadas para atender aos objetivos do presente trabalho, foram colocadas em prática e assim foi possivel observar uma diminuição de novos casos desta condição crônica e a estabilização de pacientes que estavam descompensados na comunidade assistida pela unidade de escolha para o estudo.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Identificação do Perfil de Pacientes Acometidos com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na Atenção Básica de Saúde (ABS)