FICHA TÉCNICA DO RECURSO
FORMAÇÃO DE UM GRUPO EDUCATIVO PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM SATUBA/AL
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Educação em Saúde
Hipertensão
Autor
(dc.contributor.author
)
Juliana Ferreira de Santana
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2013-06-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-06-26T12:11:23Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-06-26T12:11:23Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
JULIANA FERREIRA DE SANTANA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3426
Extensão
(dc.format.extent
)
22
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
LANGER, BEATA CATARINA
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
educação em grupo
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Hipertensão
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
OBJETIVO: Criar um grupo educativo com enfoque multiprofissional voltado para os hipertensos e diabéticos assistidos por uma Equipe de Saúde da Família no município de Satuba – Al. MÉTODOS: Trata-se de um projeto de intervenção, idealizado após diagnóstico situacional da população adscrita à Unidade de Saúde da Família Primavera, localizada no município de Satuba-AL, no qual detectamos a ausência de um grupo educativo voltado aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Foi formado um grupo de caráter multiprofissional, com utilização de metodologia ativa de aprendizado, frequência quinzenal e participação média de 20 usuários por reunião. RESULTADOS: No período de novembro a dezembro de 2012 foram realizadas três reuniões do grupo, que contaram com a presença média de 15 usuários. Ao final de cada reunião foi feita uma avaliação conjunta com os participantes, os quais relataram unanimemente que os assuntos abordados foram de relevância. A grande maioria dos participantes considerou como bom o tempo de duração de cada reunião (média de 60 minutos), apenas uma cliente referiu insatisfação, considerando-o longo. Em relação a frequência, um participante declarou que seria mais viável se o grupo fosse realizado semanalmente, os demais escolheram a frequência mensal como ideal. Muitas dificuldades foram encontradas na implantação do grupo, dentre eles estavam a deficiência na estrutura física, a baixa adesão de usuários residentes nas microárias mais distantes e certa resistência de alguns membros da equipe em relação à metodologia da problematização, dentre outros. CONCLUSÕES: Os resultados indicam que a implantação do grupo educativo para hipertensos e diabéticos foi, de forma geral, uma experiência positiva tanto para a equipe de saúde bem como para os usuários, proporcionando momentos de interação entre equipe-usuário e facilitando a maior sociabilização e troca de informações entre os usuários; estimulando a equipe a desenvolver uma visão holística sobre seus clientes, percebendo suas necessidades e realizando o diagnóstico situacional da comunidade.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
FORMAÇÃO DE UM GRUPO EDUCATIVO PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM SATUBA/AL
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