FICHA TÉCNICA DO RECURSO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Infecciosas
Educação em Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Correa, Pedro Henrique Aires
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2015-03-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-06-26T12:11:34Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-06-26T12:11:34Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
PEDRO HENRIQUE AIRES CORREA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3431
Extensão
(dc.format.extent
)
23
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
LOUREIRO, MARISA DIAS ROLAN
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Avaliação de resultados
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Doenças Transmissíveis
Educação em Saúde
Leishmaniose Cutânea
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
A literatura afirma que o conhecimento sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na maioria das áreas onde existe
a enfermidade, restringe se muitas vezes as pessoas que já tiveram a doença, ou àquelas que já tiveram casos na família
ou vizinhos e, aponta a necessidade de ações educativas para o enfrentamento desta patologia. Este trabalho teve como
objetivo desenvolver estratégias educativas junto à equipe e comunidade de forma a difundir informações à comunidade
sobre LTA, na área de cobertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Palmares, do município de Barra do Garças,
estado de Mato Grosso (MT). A metodologia ativa de ensino utilizada foram a rodas de conversas realizadas com agentes
comunitários de saúde e usuários da USF Palmares, no município de Barra do Garças-MT. Em um primeiro momento
foi aplicado um questionário pelo facilitador (médico responsável pelo projeto de intervenção (PI)), para avaliar o conhecimento prévio e identificar as fragilidades dos envolvidos e dessa forma permitir a troca de conhecimentos. Após as intervenções foi reavaliado se houve a sedimentação do conhecimento repassado através de questionário reaplicado. Pode-se concluir que os objetivos foram alcançados. O PI possibilitou ainda que o profissional de saúde envolvido na execução da ação educativa aumentasse seu vínculo com a população a qual assiste, estreitando a relação médico paciente, proporcionando uma maior sedimentação das informações exposta aos participantes, que futuramente poderá influenciar na estatística local da doença.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
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