FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Infecciosas
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
Correa, Pedro Henrique Aires
(dc.date.accepted )
2015-03-30
(dc.date.available )
2016-06-26T12:11:34Z
(dc.date.accessioned )
2016-06-26T12:11:34Z
(dc.rights.holder )
PEDRO HENRIQUE AIRES CORREA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3431
(dc.format.extent )
23
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
LOUREIRO, MARISA DIAS ROLAN
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Avaliação de resultados
(dc.subject.decs )
Doenças Transmissíveis
Educação em Saúde
Leishmaniose Cutânea
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A literatura afirma que o conhecimento sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na maioria das áreas onde existe a enfermidade, restringe se muitas vezes as pessoas que já tiveram a doença, ou àquelas que já tiveram casos na família ou vizinhos e, aponta a necessidade de ações educativas para o enfrentamento desta patologia. Este trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias educativas junto à equipe e comunidade de forma a difundir informações à comunidade sobre LTA, na área de cobertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Palmares, do município de Barra do Garças, estado de Mato Grosso (MT). A metodologia ativa de ensino utilizada foram a rodas de conversas realizadas com agentes comunitários de saúde e usuários da USF Palmares, no município de Barra do Garças-MT. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário pelo facilitador (médico responsável pelo projeto de intervenção (PI)), para avaliar o conhecimento prévio e identificar as fragilidades dos envolvidos e dessa forma permitir a troca de conhecimentos. Após as intervenções foi reavaliado se houve a sedimentação do conhecimento repassado através de questionário reaplicado. Pode-se concluir que os objetivos foram alcançados. O PI possibilitou ainda que o profissional de saúde envolvido na execução da ação educativa aumentasse seu vínculo com a população a qual assiste, estreitando a relação médico paciente, proporcionando uma maior sedimentação das informações exposta aos participantes, que futuramente poderá influenciar na estatística local da doença.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.