FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Estímulo à continuidade do tratamento odontológico na policlínica odontológica Santa Emilia- Dr. Mario G. da C. Lima na Rede municipal de saúde de Campo Grande/MS
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Autor
(dc.contributor.author
)
Scaramuzzi, Paula Batista Menezes
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014-09-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-06-27T02:29:02Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-06-27T02:29:02Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
PAULA BATISTA MENEZES SCARAMUZZI
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3463
Extensão
(dc.format.extent
)
20
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
NACHIF, MARIA CRISTINA ABRÃO
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Intervenção Educativa
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em Saúde
Inquéritos de Saúde Bucal
Saúde Bucal
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
O presente projeto de intervenção objetivou identificar e analisar as causas que determinaram ou contribuíram para o abandono do tratamento odontológico na Policlínica Santa Emília, no município de Campo Grande, MS e assim estimular o retorno destes pacientes aos tratamentos. Nesse sentido, utilizou-se uma entrevista através de contato telefônico com pais ou responsáveis por 36 pacientes na faixa etária de 03 a 14 anos. Durante a tentativa do contato, constatou-se que 25% dos pacientes mudaram de telefone e 16,6% não atenderam a ligação ou o telefone estava desligado, revelando uma dificuldade no contato. Entre as entrevistas realizadas, 17% declarou os pacientes terem ficado doentes, e 11% não ter dinheiro para o transporte até a unidade de saúde para dar prosseguimento ao tratamento. 95% remarcou a consulta, embora apenas 85% tenha de fato comparecido. Em nenhum momento houve crítica ao tratamento já realizado e nem a unidade de saúde. O projeto mostrou que ouvir os pacientes é de extrema importância para o sucesso do tratamento e que o contato telefônico é uma maneira positiva na busca dos pacientes que abandonaram ao tratamento, porém uma melhor rotina de coleta dos dados pessoais dos pacientes se faz necessário.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Estímulo à continuidade do tratamento odontológico na policlínica odontológica Santa Emilia- Dr. Mario G. da C. Lima na Rede municipal de saúde de Campo Grande/MS
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