FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa em pacientes hipertensos em Visconde de Itaboraí - Rio de Janeiro
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Armenteros, Joel Torres
(dc.date.accepted )
2015-06-12
(dc.date.available )
2016-09-09T13:02:14Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-09T13:02:14Z
(dc.rights.holder )
Joel Torres Armenteros
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3726
(dc.format.extent )
19
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
(dc.contributor.advisor )
Elia, Patrícia Campos
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Conhecimento
Hipertensão arterial
Prevenção
Promoção da saúde
(dc.subject.decs )
Hipertensão
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A hipertensão arterial é uma das principais causas de morbimortalidade para qualquer nível de atenção sanitária, um inadequado controle das cifras tencionares implica ao paciente a diminuir sua qualidade de vida e apresentar sérias complicações, à educação do paciente hipertenso é o elemento primordial para seu adequado controle. Realizou-se um estudo de intervenção educativa com o objetivo de modificar o nível de conhecimento sobre o tema hipertensão arterial em um grupo de adultos hipertensos em Programa saúde da família Visconde, 2014. Ou universo de estudo foi constituído por todos os pacientes hipertensos, ou tamanho amostral se seleciono segundo critérios de inclusão. A fonte primária de informação fórum os prontuários, no primeiro momento aplica-se uma questionário de multiplex variáveis para identificar ou conhecimento destes pacientes sobre a hipertensão e após a intervenção educativa aplicasse-se dita questionário para avaliar os resultados alcançados. A informação elaborasse-se com uma PC laptop com ambiente de Windows 8. Observou-se predomínio de idades compreendidas entre 60 a 79 anos, o sexo feminino e a cor de pele negra. O nível de informação sobre hipertensão arterial antes da intervenção educativa era regular. Esse tipo de ação, mostrou-se positiva a medida que aumentou o nível de conhecimento sobre essa doença nos pacientes estudados (passando de regular para bom) ao final do trabalho. Contribuindo desta forma para a prevenção e promoção da saúde em atenção primária.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termo_de_autorizacao_modelo_2_UNA-SUS.doc
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção educativa em pacientes hipertensos em Visconde de Itaboraí - Rio de Janeiro