FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Família centro de saúde 31 de Março do município de Boa Vista- RR.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Mulher
(dc.contributor.author )
Estela Muniz
(dc.date.accepted )
11/02/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Estela Muniz
Rogeane da Silva Borges
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3911
(dc.format.extent )
91
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Rogeane da Silva Borges
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Pré-natal
Puerpério
Saúde Bucal
Saúde da Mulher
(dc.subject.decs )
Pré-Natal
Puerpério
Saúde Bucal
Saúde da Família
Saúde da Mulher
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente trabalho é resultado de um projeto de intervenção em saúde que teve como tema: Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família centro de saúde 31 de Março do município de Boa Vista- RR. O objetivo foi ampliar a qualidade da atenção a gestante e puérperas dentro do atendimento que já acontecia na UBS. Iniciou com a minha chegada à UBS, onde foi apresentado a equipe os objetivos da intervenção, o trabalho proposto e definido os pontos, identificados pela equipe, que mais apresentava dificuldade na assistência. Participaram desta intervenção 37 gestantes e 12 puérperas da área abrangente, onde tiveram um acompanhamento realizado através de consulta e visita domiciliar. Alcançando ao final da intervenção uma cobertura da área de 100%. As ações trabalhadas englobam os quatro eixos: engajamento público, qualificação da prática clínica, organização do serviço, e monitoramento e avaliação nessa Unidade de Saúde. Como resultado final percebe-se uma melhoria nos aspectos de organização e vínculos estabelecidos, evidente pela grande adesão das gestantes e puérperas em busca de outros serviços, que foram se expandindo no decorrer da intervenção. Conclui-se que os resultados ampliaram outros serviços na UBS, e estimulou a equipe a desenvolver novos projetos e atividades de engajamento público. O que caracteriza o trabalho como uma experiência que expandiu bons resultados para a qualificação da equipe, o que aumenta a qualidade da assistência e o índice de saúde da população usuária.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Família centro de saúde 31 de Março do município de Boa Vista- RR.