FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção para melhoria da Qualidade do Atendimento a Escolares da Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica em Macapá, AP
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Maria Zilvaneide de Paula Lima
(dc.date.accepted )
11/02/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Paulo Faria Bonat
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3922
(dc.format.extent )
58
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Paulo Faria Bonat
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, propondo uma política intersetorial entre eles, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde do escolar. A autora, graduada em enfermagem pela Faculdade de Macapá – FAMA, foi alocada na Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, no matricial do Programa Saúde na Escola – PSE, na coordenação do programa. Esse tema foi escolhido porque como a autora não está alocada dentro da UBS e sim na SEMSA, no matricial do PSE, ou seja, na coordenação, tornou-se de grande conveniência realizar assim o projeto. A mesma escolheu a Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica para realizar a intervenção, com 224 alunos pactuados. A meta era alcançar 50% dos escolares em cada ação prevista, logo se alcançou muito mais que isso, ou seja, 70, 80 e até 90% em algumas ações. A intervenção deu bons resultados, se atingiu a meta determinada para a intervenção na maioria das ações. Alguns indicadores como os exclusivos para os escolares de 12 a 14 anos, não foram trabalhados. Enfim de 100% de satisfação do trabalho realizado, foram atingidos 80%. A intervenção mostrou que é possível realizar um bom trabalho dentro da escola, basta ter a integração da equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF com a escola e pais de alunos.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção para melhoria da Qualidade do Atendimento a Escolares da Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica em Macapá, AP