FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção para melhoria da Qualidade do Atendimento a Escolares da Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica em Macapá, AP
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Saúde da Criança
Autor
(dc.contributor.author
)
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
11/02/2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-09-30T21:52:43Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-09-30T21:52:25Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Paulo Faria Bonat
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3922
Extensão
(dc.format.extent
)
58
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Paulo Faria Bonat
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Creative Commons (autorização para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, propondo uma política intersetorial entre eles, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde do escolar. A autora, graduada em enfermagem pela Faculdade de Macapá – FAMA, foi alocada na Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, no matricial do Programa Saúde na Escola – PSE, na coordenação do programa. Esse tema foi escolhido porque como a autora não está alocada dentro da UBS e sim na SEMSA, no matricial do PSE, ou seja, na coordenação, tornou-se de grande conveniência realizar assim o projeto. A mesma escolheu a Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica para realizar a intervenção, com 224 alunos pactuados. A meta era alcançar 50% dos escolares em cada ação prevista, logo se alcançou muito mais que isso, ou seja, 70, 80 e até 90% em algumas ações. A intervenção deu bons resultados, se atingiu a meta determinada para a intervenção na maioria das ações. Alguns indicadores como os exclusivos para os escolares de 12 a 14 anos, não foram trabalhados. Enfim de 100% de satisfação do trabalho realizado, foram atingidos 80%. A intervenção mostrou que é possível realizar um bom trabalho dentro da escola, basta ter a integração da equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF com a escola e pais de alunos.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção para melhoria da Qualidade do Atendimento a Escolares da Escola de Ensino Fundamental Mãe Angélica em Macapá, AP
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