FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Qualificação da Atenção aos Escolares do Fundamental II, da Escola Boa União Jovem, no Município de Rio Branco – Acre
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Saúde da Criança
Autor
(dc.contributor.author
)
Indira Catiuska Mendonça de Oliveira
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
11/02/2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-09-30T21:52:43Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-09-30T21:52:25Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Ailton Gomes Brant
Indira Catiuska Mendonça de Oliveira
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3956
Extensão
(dc.format.extent
)
81
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Ailton Gomes Brant
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Creative Commons (autorização para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
O presente trabalho trata-se de uma intervenção realizada com alunos de 11 a 16 anos matriculados no Fundamental II da Escola Boa União Jovem, adstrita a uma Unidade Básica de Saúde do município de Rio Branco, AC. Este trabalho teve como objetivo principal melhorar a atenção à saúde dos escolares matriculados na referida escola. As ações da intervenção para alcançar os objetivos propostos foram divididas em 04 eixos: Monitoramento e Avaliação (M&A) que consiste em avaliar e monitorar o número de crianças, adolescentes e jovens da escola alvo submetidas às ações em saúde, periodicamente. Organização e Gestão do Serviço (OGS) ou seja, gerenciar as atividades desenvolvidas, foi organizado uma lista com o nome das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo e feito reunião com a direção da escola para apresentar as ações em promoção da saúde. Engajamento Público (EP), onde a comunidade foi esclarecida sobre a importância do trabalho da UBS dentro das escolas da área de abrangência e Qualificação da Prática Clínica (QPC), todos os profissionais da equipe foram capacitados, treinados e acordados quanto às práticas e ações que foram desenvolvidas. A escola quase não recebia intervenção do Programa Saúde na Escola e com a nossa intervenção conseguimos, de um púbico alvo de 312 alunos, cobertura de 100%, todos os alunos participaram das atividades desenvolvidas, porém alguns indicadores ficaram baixos, no que se refere à vacinação (25,3%), por exemplo, devido a falta da caderneta de vacinação dos alunos e falta da equipe da unidade para realizar a vacinação dos que estavam com calendário vacinal incompleto. A qualidade da atenção à saúde foi melhorada para 99,7%. Foi realizado o registro na unidade para 100% dos alunos e a promoção da saúde alcançou 100% em todas as metas. Foram alcançados resultados positivos dos índices avaliados, de modo que a intervenção realizada melhorou a qualidade do atendimento aos escolares. Dessa forma, percebe-se que incluir o trabalho com prevenção à saúde no ambiente escolar, na rotina do atendimento da unidade, irá diminuir agravos à saúde.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Qualificação da Atenção aos Escolares do Fundamental II, da Escola Boa União Jovem, no Município de Rio Branco – Acre
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