FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Qualificação da Atenção aos Escolares do Fundamental II, da Escola Boa União Jovem, no Município de Rio Branco – Acre
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Indira Catiuska Mendonça de Oliveira
(dc.date.accepted )
11/02/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Ailton Gomes Brant
Indira Catiuska Mendonça de Oliveira
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3956
(dc.format.extent )
81
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Ailton Gomes Brant
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente trabalho trata-se de uma intervenção realizada com alunos de 11 a 16 anos matriculados no Fundamental II da Escola Boa União Jovem, adstrita a uma Unidade Básica de Saúde do município de Rio Branco, AC. Este trabalho teve como objetivo principal melhorar a atenção à saúde dos escolares matriculados na referida escola. As ações da intervenção para alcançar os objetivos propostos foram divididas em 04 eixos: Monitoramento e Avaliação (M&A) que consiste em avaliar e monitorar o número de crianças, adolescentes e jovens da escola alvo submetidas às ações em saúde, periodicamente. Organização e Gestão do Serviço (OGS) ou seja, gerenciar as atividades desenvolvidas, foi organizado uma lista com o nome das crianças, adolescentes e jovens da escola alvo e feito reunião com a direção da escola para apresentar as ações em promoção da saúde. Engajamento Público (EP), onde a comunidade foi esclarecida sobre a importância do trabalho da UBS dentro das escolas da área de abrangência e Qualificação da Prática Clínica (QPC), todos os profissionais da equipe foram capacitados, treinados e acordados quanto às práticas e ações que foram desenvolvidas. A escola quase não recebia intervenção do Programa Saúde na Escola e com a nossa intervenção conseguimos, de um púbico alvo de 312 alunos, cobertura de 100%, todos os alunos participaram das atividades desenvolvidas, porém alguns indicadores ficaram baixos, no que se refere à vacinação (25,3%), por exemplo, devido a falta da caderneta de vacinação dos alunos e falta da equipe da unidade para realizar a vacinação dos que estavam com calendário vacinal incompleto. A qualidade da atenção à saúde foi melhorada para 99,7%. Foi realizado o registro na unidade para 100% dos alunos e a promoção da saúde alcançou 100% em todas as metas. Foram alcançados resultados positivos dos índices avaliados, de modo que a intervenção realizada melhorou a qualidade do atendimento aos escolares. Dessa forma, percebe-se que incluir o trabalho com prevenção à saúde no ambiente escolar, na rotina do atendimento da unidade, irá diminuir agravos à saúde.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Qualificação da Atenção aos Escolares do Fundamental II, da Escola Boa União Jovem, no Município de Rio Branco – Acre