FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Qualificação da Atenção aos Escolares da Escola de Ensino Fundamental Benfica, na Cidade de Rio Branco – Acre
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Alexsandra de Souza Andrade de Lima
(dc.date.accepted )
11/02/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Ailton Gomes Brant
Alexsandra de Souza Andrade de Lima
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4014
(dc.format.extent )
95
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Ailton Gomes Brant
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
As condições de saúde escolar têm sido trabalhadas em grandes artigos e manuais do ministério da saúde. Em todos os materiais pesquisados percebemos o foco em prevenção e promoção da saúde, acompanhando desde índice de massa corpórea até saúde mental. O presente trabalho teve como objetivo melhorar a atenção à saúde dos escolares da Escola de ensino fundamental Benfica, de abrangência da UBS Vila Acre - AC. Foram reproduzidas fichas para acompanhamento de todas as atividades, ficha espelho e prontuários que foram introduzidos ao funcionamento da unidade de saúde em questão. Trabalhei com crianças, adolescentes e jovens entre 7 a 16 anos de idade. Algumas atividades foram exclusivas para jovens e adolescentes, como temas sobre gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. As demais foram abordadas em toda a comunidade escolar, identificando as necessidades e verificando a possibilidade de ajudar os escolares. Foram realizadas atividades de promoção, prevenção e quando necessário tratamento de saúde, abordando aspectos de higiene, Índice de Massa Corpórea - IMC, avaliação oftalmológica, saúde bucal, verificação de pressão arterial, avaliação de carteira de vacinação, além de temas como bullying, prevenção de acidentes, DSTs, dentre outros. Percebeu-se que houve um aprendizado, mas principalmente motivação dos alunos em relação ao trabalho realizado. Através da intervenção houve uma melhora quantitativa e qualitativa do acompanhamento da saúde escola, por parte dos profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família Vila Acre, como a detecção e acompanhamento de alunos apresentando picos hipertensivos e detecção e encaminhamento ao médico especialista de alunos com déficit visual, Conclui-se que houve um processo de conscientização sobre os cuidados em saúde e da necessidade de atuação das equipes de saúde e educação para melhor desenvolvimento da atuação escolar dos alunos. Antes notava- se a barreira construída entre esses dois grupos de profissionais, saúde e educação, tão importantes para o desenvolvimento escolar e futuramente profissionais destes escolares acompanhados por escolas municipais. Acredita-se também que a cultura preventiva possa ser transmitida através da continuidade e extensão do projeto a outras comunidades escolares.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Qualificação da Atenção aos Escolares da Escola de Ensino Fundamental Benfica, na Cidade de Rio Branco – Acre