FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhora atenção a saúde dos escolares de 6 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Dantas da ESF de Estivas de Extremoz/RN
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Patricia Daniele dos Santos Silva
(dc.date.accepted )
04/02/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Elisiane Bisognin
Patricia Daniele dos Santos Silva
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4078
(dc.format.extent )
93
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Elisiane Bisognin
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente estudo teve como objetivo geral melhorar a atenção à Saúde dos escolares matriculados na Escola Municipal Francisco Dantas do ensino fundamental da área adstrita da ESF de Estivas, Extremoz-RN, como objetivos específicos, ampliar a cobertura da atenção á saúde dos escolares, melhora a qualidade do atendimento em saúde dos escolares e saúde na escola, melhora os registros, mapear os escolares com risco para problemas de saúde, promoção a saúde, realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias dos escolares. A metodologia utilizada propõe trabalhar com ações que contemplem todos os componentes que constitui o PSE. As ações foram divididas em avaliação das condições de saúde, promoção da saúde e prevenção de agravos e a formação dos profissionais envolvidos. A intervenção foi realizada durante o período de 12 semanas e contou com a participação de profissionais da equipe da ESF Estivas, com a comunidade escola e também com a participação dos pais e responsáveis dos escolares. Quanto aos resultados, foi realizada uma avaliação quantitativa e qualitativa, através dos registros em fichas de acompanhamento como também a partir das planilhas de coleta de dados. A implantação da intervenção trouxe a principio, muita inquietude por parte dos profissionais, que enxergavam o PSE como sendo um trabalho extra para os profissionais da equipe, uma das limitações encontradas a exemplo, da colaboração da equipe no processo de desenvolvimento da intervenção e da dificuldade com a locomoção, pois existiram momentos que a ida a escola foi em carro próprio. Já referente aos aspectos positivos, destaco a cobertura e qualidade da atenção dispensada à saúde dos escolares, os resultados alcançados durante a intervenção mostra que foi possível presta essa assistência priorizando a qualidade e atingindo 100% do público alvo. Com a implantação da intervenção houve uma mudança no sentimento da comunidade escolar que devido o desenvolvimento da intervenção passou a acredita no trabalho do Programa Saúde na Escola. Contribui com o desenvolvimento da intervenção me possibilitou um crescimento profissional e pessoal impar, pois pode vivenciar o trabalho em equipe com as limitações existentes no município e a partir disto encontra uma maneira de colabora positivamente. Com o desenvolvimento desta intervenção abriu-se o caminho a ser percorrido pela equipe possibilitando que esta intervenção sirva como modelo a ser seguido para todas as escolas da área de abrangência da ESF Estivas.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhora atenção a saúde dos escolares de 6 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Dantas da ESF de Estivas de Extremoz/RN