FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Melhoria da Atenção à Saúde de Crianças, Adolescentes e Jovens na Escola Zélia Rodrigues Furtado, Caxias do Sul - RS
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Saúde da Criança
Autor
(dc.contributor.author
)
Carlise Terezinha Vogt
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
28/01/2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-09-30T21:52:43Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-09-30T21:52:25Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Carlise Terezinha Vogt
Tassiane Ferreira Langendorf
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4124
Extensão
(dc.format.extent
)
106
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Tassiane Ferreira Langendorf
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Creative Commons (autorização para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
No cenário da atenção básica no Brasil, a escola pode se tornar uma das mais importantes aliadas para a informação e educação em todos os aspectos, é o local ideal para o desenvolvimento da atenção primária de saúde. Nesta intervenção, objetivou-se melhorar a atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens na Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, concretizando-se através do desenvolvimento de ações clínicas e educativas baseadas em quatro eixos pedagógicos conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Foram assistidos na intervenção cerca de 520 alunos matriculados na escola no período de agosto a novembro do ano de 2014, entre cinco e 17 anos. Os escolares foram avaliados quanto à acuidade visual, a audição, ao estado nutricional, a saúde bucal, a aferição da pressão arterial e atualização do calendário vacinal. As ações educativas abordaram assuntos relacionados à saúde bucal e nutricional, benefício da atividade física, sexualidade, gravidez na adolescência, DST/AIDS e métodos contraceptivos, à cultura da paz e seus direitos e deveres perante a sociedade. Com essa intervenção, constata-se que as ações na escola são relevantes, alcançando níveis de 100% da meta de cobertura, 96,7% dos escolares avaliados quanto acuidade visual, 98,6% acuidade auditiva, 95,4% avaliação nutricional, 89,7% na bucal, 68,5% receberam atualização do calendário vacinal, destacando a identificação precoce das alterações de saúde, buscando encaminhar o escolar ao atendimento especializado. Nesse viés, é imperativo que os profissionais da educação e saúde se sensibilizem quanto à importância dessa parceria para a formação integral dos estudantes da rede básica.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Melhoria da Atenção à Saúde de Crianças, Adolescentes e Jovens na Escola Zélia Rodrigues Furtado, Caxias do Sul - RS
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