FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção à Saúde de Crianças, Adolescentes e Jovens na Escola Zélia Rodrigues Furtado, Caxias do Sul - RS
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Carlise Terezinha Vogt
(dc.date.accepted )
28/01/2015
(dc.date.available )
2016-09-30T21:52:43Z
(dc.date.accessioned )
2016-09-30T21:52:25Z
(dc.rights.holder )
Carlise Terezinha Vogt
Tassiane Ferreira Langendorf
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4124
(dc.format.extent )
106
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Tassiane Ferreira Langendorf
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
No cenário da atenção básica no Brasil, a escola pode se tornar uma das mais importantes aliadas para a informação e educação em todos os aspectos, é o local ideal para o desenvolvimento da atenção primária de saúde. Nesta intervenção, objetivou-se melhorar a atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens na Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, concretizando-se através do desenvolvimento de ações clínicas e educativas baseadas em quatro eixos pedagógicos conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Foram assistidos na intervenção cerca de 520 alunos matriculados na escola no período de agosto a novembro do ano de 2014, entre cinco e 17 anos. Os escolares foram avaliados quanto à acuidade visual, a audição, ao estado nutricional, a saúde bucal, a aferição da pressão arterial e atualização do calendário vacinal. As ações educativas abordaram assuntos relacionados à saúde bucal e nutricional, benefício da atividade física, sexualidade, gravidez na adolescência, DST/AIDS e métodos contraceptivos, à cultura da paz e seus direitos e deveres perante a sociedade. Com essa intervenção, constata-se que as ações na escola são relevantes, alcançando níveis de 100% da meta de cobertura, 96,7% dos escolares avaliados quanto acuidade visual, 98,6% acuidade auditiva, 95,4% avaliação nutricional, 89,7% na bucal, 68,5% receberam atualização do calendário vacinal, destacando a identificação precoce das alterações de saúde, buscando encaminhar o escolar ao atendimento especializado. Nesse viés, é imperativo que os profissionais da educação e saúde se sensibilizem quanto à importância dessa parceria para a formação integral dos estudantes da rede básica.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da Atenção à Saúde de Crianças, Adolescentes e Jovens na Escola Zélia Rodrigues Furtado, Caxias do Sul - RS