FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO: RECADASTRAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO PROGRAMA HIPERDIA NA UNIDADE DE ESF l - FRIDOLIN WINTELLER NO MUNICÍPIO DE SATUBA-AL.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Santos, Rivanaldo Jose dos
(dc.date.accepted )
2013-06-30
(dc.date.available )
2016-10-05T13:25:36Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-05T13:25:36Z
(dc.rights.holder )
RIVANALDO JOSE DOS SANTOS
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4200
(dc.format.extent )
21
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
LANGER, BEATA CATARINA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
recadastramento
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
OBJETIVO: Trata-se de uma atualização do sistema de informação dos hipertensos e diabéticos da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF I) – Fridolin Winteller localizada no município de Satuba-AL. Tem-se como meta cadastrá-los no programa HiperDia, tendo em vista a importância destas duas doenças para saúde pública no seu contexto clínico epidemiológico e social. Atualizar o sistema de informação recadastrando os hipertensos e diabéticos no programa HiperDia. Contribuir para o plano de ações estratégicas para o município. Contribuir indiretamente para o enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil DCNT 2011-2022. MÉTODOS: A coleta dos dados foi dividida por micro áreas com prioridade para os pacientes acamados e/ou amputados impossibilitados de caminhar até o posto; através do agendamento para consultas de acompanhamento; em momento oportuno na unidade; entre as consultas médicas; nas entregas de medicação; aleatoriamente no momento da pré-consulta; no acolhimento. RESULTADOS: Foram recadastrados 179 pacientes desta forma 47% dos pacientes do sexo masculino e 73% são mulheres. Dos 179 pacientes classificados como hipertensos e diabéticos 71% possuem (HAS); 28% (DM); e 34% (HAS + DM), todos os pacientes cadastrados (100%) fazem uso medicação anti-hipertensivas, hipoglicemiantes orais e 3,51% fazem uso de insulinoterapia. CONCLUSÕES: Comprovam-se as evidências de que a baixa escolaridade e as condições sócio-econômicas desfavoráveis contribuem para o baixo discernimento no processo saúde doença em questão aliados a inatividade física. O alto índice de morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis mostra a importância dessas patologias para a saúde pública no Brasil. Nestas condições o difícil processo de transição de mudança para o hábito de vida saudável pode contribuir para redução das complicações do Diabetes e a Hipertensão.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO: RECADASTRAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO PROGRAMA HIPERDIA NA UNIDADE DE ESF l - FRIDOLIN WINTELLER NO MUNICÍPIO DE SATUBA-AL.