FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROJETO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ESF DO FURADO DA CANCELA NO MUNICÍPIO DE TREMEDAL-BA.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde Mental
(dc.contributor.author )
Nascimento, Niselma Maciel de Souza
(dc.date.accepted )
2013-06-30
(dc.date.available )
2016-10-05T13:25:59Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-05T13:25:59Z
(dc.rights.holder )
NISELMA MACIEL DE SOUZA NASCIMENTO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4209
(dc.format.extent )
46
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
HATSCHBACH, ANA CAROLINA LYRIO DE OLIVEIRA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
CAPS
SAÚDE COLETIVA
(dc.subject.decs )
Educação em Saúde
Transtornos Mentais
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente trabalho tem como objetivo a capacitação dos ACS, sobre o acolhimento vinculado à Estratégia de Saúde da Família em Furado da Cancela e Educação em Saúde por meio de rodas de conversas promovendo a integração dos profissionais de saúde, familiares e usuários. A partir das experiências vivenciadas como especializanda nesta pós- graduação em atenção básica em saúde da família, no município de Tremedal-BA, pelo PROVAB, problematizando os impasses que a saúde mental e a atenção básica têm enfrentado no contexto brasileiro de neoliberalismo para concretizar o projeto da reforma psiquiátrica no âmbito das políticas sociais e da legislação psiquiátrica. O principio da construção da cidadania prevê a participação organizada da comunidade nas decisões acerca das prioridades para a saúde do indivíduo daquele território. Uma gestão dos assuntos pertinentes à saúde pode ser compartilhada, em uma via de mão dupla, com os conselhos locais e equipe de saúde. Assim, falar da ESF como espaço de construção de cidadania, é convocar tanto usuários quanto trabalhadores a exercerem o controle social sobre a estratégia. Podemos afirmar, que a APS é um novo paradigma de saúde para o nosso meio, um olhar diferenciado em que se percebe a pessoa em seu contexto e no de sua família e, em vez de reagir às queixas e às demandas, busca-se uma ação de prevenção e promoção à saúde. Buscando na prática e teoria explorar o tema envolvido. Os indicadores demonstram a necessidade de rever os modelos de saúde fragmentados e voltados para atendimento às necessidades sentidas. A saúde mental na atenção primária é um tema em evidência. Os conhecimentos da área da saúde mental são fortes aliados da equipe Saúde da Família no cotidiano do seu trabalho, especialmente em relação ao acolhimento dos usuários nas unidades de saúde. Diante da relevância que o problema de saúde mental assume para saúde pública, considera-se que o preparo de profissionais de saúde para atuar junto a esta clientela deve ocorrer em toda a rede de saúde. Esta capacitação dos ACS e aprimoramento do acolhimento veio privilegiar uma abordagem transversal e interdisciplinar dos problemas vivenciados em cada local de trabalho, pois, quando ocorre uma aprendizagem significativa, o profissional de saúde atua de forma mais criativa e engajada. Conclui-se que a população brasileira, principalmente os portadores de transtornos mentais, está desprovida das políticas eficientes de amparo social e de benefícios para o seu bem estar físico mental e social.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
PROJETO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ESF DO FURADO DA CANCELA NO MUNICÍPIO DE TREMEDAL-BA.