FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM O USUÁRIO INSERIDO NO PROGRAMA HIPERDIA SOBRE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JOSÉ RONALDO DE CARVALHO – POVOADO DO RODEADOR – SANTANÓPOLIS/BA
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Doenças Infecciosas
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Ramos, Taiana Silva
(dc.date.accepted )
2013-06-30
(dc.date.available )
2016-10-05T22:33:55Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-05T22:33:55Z
(dc.rights.holder )
TAIANA SILVA RAMOS
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4219
(dc.format.extent )
31
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
LANGER, BEATA CATARINA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Hiperdia
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
OBJETIVO: Realizar educação em saúde após analisar a percepção do usuário cadastrado no Programa HIPERDIA frente às patologias Hipertensão Arterial Sistémica e Diabetes Mellitus. MÉTODOS: O projeto de intervenção visa trabalhar com educação em saúde, este busca compreender a percepção do conhecimento usuário inserido no programa HIPERDIA sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistémica. A realização deste PI ocorreu sob forma de três oficinas com diferentes datas e em cada uma delas houve a segregação com três momentos. RESULTADOS: O primeiro questionário aplicado aos usuários aconteceu em duas fases, o mesmo é composto por 12 perguntas, sendo 6 para identificação e 6 para análise. No entanto, foram desconsideradas a primeira pergunta, por se tratar das iniciais do nome do usuário e a quarta pergunta que indagava se era cadastrado no HIPERDIA, só depois dela validou-se o questionário As perguntas foram relacionadas junto aos dados obtidos. As de identificação foram colocadas no quadro 1 para análise e a segunda parte que consta sobre: Avaliação do usuário sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial foi analisada sobre forma de gráfico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acreditamos que um cuidado minucioso aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabéticos foi de fundamental importância e que ações que visem promover a prevenção primária básica, são tarefa de competência da equipe de saúde local, assim como a prevenção secundária avançada. Todavia, é indiscutível o planejar das ações educativas e a implantação da educação permanente in situ. Afim, de contribuir significativamente para o controle de agravos e melhoria da qualidade de vida, como demonstrou o trabalho realizado com os portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus cadastrados no HIPERDIA.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM O USUÁRIO INSERIDO NO PROGRAMA HIPERDIA SOBRE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JOSÉ RONALDO DE CARVALHO – POVOADO DO RODEADOR – SANTANÓPOLIS/BA