FICHA TÉCNICA DO RECURSO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Educação em Saúde
Hipertensão
Autor
(dc.contributor.author
)
Suarez, Odalys Rodriguez
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2015-03-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T13:57:50Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T13:57:50Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
ODALYS RODRIGUEZ SUAREZ
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4237
Extensão
(dc.format.extent
)
35
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CORREA, SILVANA DIAS
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Fatores de risco.
Hipertensão Arterial Sistêmica.
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em Saúde
Hipertensão
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Diversos fatores de risco podem influenciar o desenvolvimento das doenças crônicas, principalmente a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), entre eles estão o consumo excessivo de sal na dieta, inatividade física, idade, obesidade, etc., potencializados pelos fatores condicionantes sócioeconômicos, culturais e ambientais. O conhecimento da doença está relacionado com à melhora da qualidade de vida, redução do número de descompensações e diminuição de internações hospitalares . Este estudo objetivou o desenvolvimento de ações educativas com hipertensos adultos da área de abrangência da ESF No. 6, CSSM-1, Município Santa Maria, DF, totalizando 82 usuários. A metodologia diz respeito a construção sistemática de estratégicas que analisou e considerou a população-alvo, o desenho do estudo, o plano amostral, as características sociodemográficas da população-alvo, os critérios de definição de hipertensão e a análise estatística. Quando então desenvolveu-se ações educativas com vistas ao autocontrole das doenças associadas a HAS, modificação de hábitos deletérios , promovendo o controle e consecutivamente diminuindo os fatores de riscos mais frequentes na comunidade. As taxas de prevalência mostram que cerca de 20% dos adultos apresentam hipertensão, sem distinção por sexo, mas também com evidente tendência de aumento com a idade. A intervenção educativa realizada foi eficaz no que se refere ao empoderamento dos pacientes sobre o risco de desenvolver hipertensão.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
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