FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A ludo-educação como estratégia para estimular a participação dos usuários dos grupos operativos. Relato de experiência
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
DUARTE, Gustavo Mendes
(dc.date.accepted )
2010
(dc.date.available )
2016-10-10T11:51:36Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-10T11:51:36Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4321
(dc.format.extent )
21
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
AMARAL, Maria Teresa Marques
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Educação em saúde
Jogos experimentais
Promoção da saúde
Qualidade de vida
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
A estratégia da saúde da família veio modificar o modelo de saúde tradicional, buscando levar a saúde mais próxima às famílias e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. Implica em atuar de maneira preventiva, levando cuidados iniciais e principalmente informando as população sobre as maneiras mais adequadas de se manter a saúde. Uma das estratégias utilizadas pelas Equipes de Saúde da Família é o grupo operativo, que reúne pessoas com mesmo problema de saúde para orienta-los de maneira mais eficiente. O presente estudo visa relatar a experiência de utilização de uma nova metodologia de ensino, a partir da confecção de jogos que tornem os grupos operativos mais atraentes, menos repetitivos e com maior capacidade de produzir conhecimento entre seus participantes. Para isso foi criado o "Jogo da Vida", que foi utilizado com os integrantes do grupo de tratamento e combate ao tabagismo. Tal jogo versava sobre informações sobre o tabagismo e estimulava os participantes a identificarem informações corretas e incorretas sobre o tema. Após a aplicação do jogo, pôde-se, através dessa experiência, inferir que as pessoas tiveram uma maior participação na atividade e que foram capazes de produzir conhecimento a partir das informações e brincadeiras presentes no jogo.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
A ludo-educação como estratégia para estimular a participação dos usuários dos grupos operativos. Relato de experiência