FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Estratégia lúdica para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes hipertensos analfabetos da equipe de saúde da família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
CASTRO, Fúlvio Eugênio Motta de
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2011
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T11:53:47Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T11:53:47Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4605
Extensão
(dc.format.extent
)
31
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
VELÁSQUEZ, Flávia Sampaio Latini
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Adesão à medicação
Educação em saúde
Hipertensão
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Este trabalho relata a experiência da implantação de estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica, por parte dos pacientes hipertensos analfabetos funcionais atendidos pela Equipe de Saúde da Família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins, promovendo o uso correto da medicação e adesão ao tratamento. Iniciou-se com breve pesquisa bibliográfica, que possibilitasse a contextualização do tema adesão do hipertenso analfabeto funcional à terapia medicamentosa. Em seguida realizou-se análise documental relativa à população hipertensa analfabeta e alfabetizada da área de abrangência desta equipe. Assim, foi implantada a estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica. Após determinado período de tempo percebeu-se que, dentre os pacientes hipertensos analfabetos, o número de pacientes classificados como moderados e, principalmente, classificados como graves diminuiu consideravelmente após a intervenção, enquanto o contrário foi observado entre os pacientes classificados como hipertensos leves e controlados. Este relato de experiência demonstrou que, após a implantação de estratégias lúdicas para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos, houve considerável queda dos níveis pressóricos destes pacientes. Ademais, o trabalho corrobora a importância da adesão ao tratamento medicamentoso por parte dos pacientes hipertensos para controle da doença.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Estratégia lúdica para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes hipertensos analfabetos da equipe de saúde da família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins
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