FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Acolhimento: uma estratégia necessária para a ESF Bom Jesus
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
PAULA, Ana Flávia de
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2010
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T11:54:17Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T11:54:17Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4684
Extensão
(dc.format.extent
)
31
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
PASTOR, Rodrigo
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Satisfação dos consumidores
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Acolhimento
Comportamento do Consumidor
Estratégias
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
O acolhimento é uma das diretrizes da Política de Humanização do Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi propor a implantação da avaliação de satisfação dos usuários com o atendimento prestado pela ESF Bom Jesus, de Curvelo. Para conhecimento da unidade recorreu-se a um diagnóstico baseado em observação e pesquisa documental. Recorreu-se também a pesquisa bibliográfica para entendimento da atual situação de outros PSF e ESF que têm tentado implantar essa estratégia nos seus serviços. A partir das informações de outros autores foi possível elaborar uma proposta de intervenção direcionada a ESF Bom Jesus. A intervenção proposta incluiu um trabalho prévio junto a equipe para a sua integração e padronização da conduta junto aos usuários. Em seguida deverá ser implantada a avaliação, contemplando os aspectos já implantados e praticados pela ESF Bom Jesus, oferecendo espaço também para a apresentação de sugestões de melhorias. A primeira avaliação deverá ocorrer após dois meses da implantação do acolhimento. Após a análise da primeira avaliação dos usuários e os ajustes necessários poderá ser elaborado um protocolo que oriente a ESF Bom Jesus. Esse protocolo deverá ser atualizado periodicamente, de acordo com qualquer alteração introduzida nas práticas da ESF Bom Jesus. Considera-se que essa iniciativa servirá para ampliar e fortalecer a comunicação entre esses atores em direção à consolidação de uma assistência mais humanizada e efetiva.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Acolhimento: uma estratégia necessária para a ESF Bom Jesus
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