FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idade
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
MACHADO, Simone Amorim
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2010
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T11:57:36Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T11:57:36Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5136
Extensão
(dc.format.extent
)
37
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
OLIVEIRA, Ana Cristina Borges de
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Equipe de Saúde da Família
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Criança
Saúde Bucal
Saúde Pública
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Objetivo: Analisar a organização e a integração entre a ESF e a ESB nas atividades educativas de saúde bucal direcionadas às crianças na faixa etária de seis a 10 anos de idade. Método: A coleta de dados aconteceu no período de março a abril de 2009. O evento foi realizado em maio e junho de 2009 e recebeu o nome de "Sábado da Saúde", já que se tratava de uma atividade educativa e classificatória voltada para a higiene bucal e corporal. A execução do projeto constituiu na realização de atividades de orientação para higiene corporal e bucal seguida de prática de lavagem das mãos, lanche, escovação dental e codificação dos dentes. Resultados: A somatória dos códigos de comprometimento foi de 39,0%. A maioria das crianças do estudo não apresentou a doença cárie, mas o restante, apesar de não ter um grau de comprometimento grave, apresenta uma importante parcela de doentes. O grau de comprometimento zero apresentou percentual de 61,0% do total de crianças examinadas. Conclusão: Os resultados indicam que o diagnóstico precoce permite uma intervenção rápida, evitando a piora do caso e mesmo orientando a necessidade do trabalho educativo. A necessidade de organizar um fluxo de aproximação da equipe permitiu interação, diagnóstico e intervenção da saúde bucal das crianças.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
A organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idade
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