FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idade
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
MACHADO, Simone Amorim
(dc.date.accepted )
2010
(dc.date.available )
2016-10-10T11:57:36Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-10T11:57:36Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5136
(dc.format.extent )
37
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
OLIVEIRA, Ana Cristina Borges de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Equipe de Saúde da Família
(dc.subject.decs )
Criança
Saúde Bucal
Saúde Pública
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Objetivo: Analisar a organização e a integração entre a ESF e a ESB nas atividades educativas de saúde bucal direcionadas às crianças na faixa etária de seis a 10 anos de idade. Método: A coleta de dados aconteceu no período de março a abril de 2009. O evento foi realizado em maio e junho de 2009 e recebeu o nome de "Sábado da Saúde", já que se tratava de uma atividade educativa e classificatória voltada para a higiene bucal e corporal. A execução do projeto constituiu na realização de atividades de orientação para higiene corporal e bucal seguida de prática de lavagem das mãos, lanche, escovação dental e codificação dos dentes. Resultados: A somatória dos códigos de comprometimento foi de 39,0%. A maioria das crianças do estudo não apresentou a doença cárie, mas o restante, apesar de não ter um grau de comprometimento grave, apresenta uma importante parcela de doentes. O grau de comprometimento zero apresentou percentual de 61,0% do total de crianças examinadas. Conclusão: Os resultados indicam que o diagnóstico precoce permite uma intervenção rápida, evitando a piora do caso e mesmo orientando a necessidade do trabalho educativo. A necessidade de organizar um fluxo de aproximação da equipe permitiu interação, diagnóstico e intervenção da saúde bucal das crianças.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
A organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idade