FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A relevância da formação permanente dos profissionais em enfermagem
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
DIAS, Laudinéia Maria Neves
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-10T11:59:03Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-10T11:59:03Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5321
Extensão
(dc.format.extent
)
34
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CÂMARA, Ana Maria Chagas Sette
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Educação em saúde
Saúde
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Enfermagem
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
A Formação Permanente dos Profissionais em Enfermagem é temática cuja discussão tem aumentado exponencialmente face fatores como os avanços ocorridos nas esferas tecnológicas e a modificação dos processos de produção. Esses fatores têm repercutido nos diversos saberes alcançados pelo profissional da Enfermagem na sua formação inicial, tornando-os obsoletos em tempo muito curto, comprovando a situação de descompasso entre a educação formal e o crescente desenvolvimento do conhecimento em vários campos do saber. O presente trabalho visa perquirir a existência ou não de uma demanda atual do desenvolvimento de processos e mecanismos voltados para construção de uma plataforma de conhecimentos teóricos e empíricos constantemente exercitada para transformação do profissional, do grupo envolvido na Enfermagem Pública. Bem como, tentará propor alguns apontamentos para a elaboração de tal dinâmica cognitiva em torno do constante aperfeiçoamento do profissional, de modo a otimizar sua atuação na promoção da saúde. Metodologicamente, será empregada a revisão narrativa de uma gama de obras produzidas sobre o tema, escolhidas em razão de sua ficha catalográfica, adoção como literatura de referência pelo Sistema Único de Saúde ou mesmo por menção em outras obras sobre o assunto pesquisado. A escolha dos textos teve como critérios publicações brasileiras, realizadas nos últimos 10 (dez) anos. Para a determinação da amostragem, foi realizada busca por artigos científicos publicados em periódicos indexados nas bases eletrônicas de dados LILACS, SciELO, BDENF. Os descritores usados foram: Capacitação - Educação Profissional em Saúde - Ensino e seus respectivos descritores, no idioma vernáculo (português). A busca foi restrita ao tipo de publicação indexada como Validation Studies (estudos de validação). Foram identificados 30 (trinta) artigos de maior relevância, todos nas bases de dados supracitadas. A partir de uma leitura criteriosa dos títulos e resumos, foram selecionados 20 (vinte) artigos que atendiam aos seguintes critérios: a) publicados entre os anos de 2003 e 2013, b) que apresentaram versão completa do estudo disponível on-line, relevância e pertinência com o tema em estudo. Na discutida revisão, enfocar-se-á o modo como já é discutida a necessidade de uma educação permanente em saúde. Confirmado o pressuposto de que existe tal necessidade, serão apontados indicativos de como poderá ser efetivada uma política de atualização e aperfeiçoamento do trabalho do enfermeiro. O estudo empreendido verificou a existência de uma necessidade de melhor compreensão do significado da educação permanente em Saúde para os profissionais em Enfermagem. Sendo que, de resultado principal tem-se claro que a atual conjuntura de volatilidade do conhecimento científico, em incessante revisão e reformulação, exige uma busca por atualização de forma constante, apurando conhecimentos referentes à atuação prática e profissional. E, para tal desiderato, a conclusão que não pó de escapar é que a promoção das políticas de saúde deverá promover o frequente aperfeiçoamento do profissional e sua capacitação, caso pretenda à melhoria do serviço do trabalhador de saúde, da equipe e do cliente. A educação permanente do profissional de Enfermagem é exigência não só da época em que vivemos, mas do objetivo buscado a promoção da saúde e bem estar da coletividade.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
A relevância da formação permanente dos profissionais em enfermagem
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