FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Nova forma de organização para processo de trabalho do profissional de educação física do NASF de Conconhas/MG, segundo o caderno de atenção básica: diretrizes do NASF
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
SEABRA, Ana Flávia Curty
(dc.date.accepted )
2013
(dc.date.available )
2016-10-10T12:00:02Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-10T12:00:02Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5455
(dc.format.extent )
32
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
CASTRO, Juarez Oliveira
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Diretrizes do Nasf
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
(dc.subject.decs )
Estratégia Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
As equipes de saúde da família foram implantadas no município há aproximadamente onze anos. Atualmente, conta com doze equipes da Estratégia de Saúde da Família. Em junho de 2011, o município aderiu ao Programa NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que tem como premissa atuar em conjunto com os profissionais da ESF dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. A equipe na época foi composta por dezesseis profissionais de cinco categorias distintas, entre elas o Profissional de Educação Física. O CAB - Caderno de Atenção Básica: Diretrizes do NASF, assim como as leis que o regulamentam, serviram como norteadores para estruturação da proposta inicial do processo de trabalho da equipe. O trabalho do Profissional de Educação Física, entretanto, esbarra na dificuldade que os gestores e os próprios profissionais têm em fugir do aprisionamento técnico-pedagógico dos conteúdos clássicos da Educação Física. Um dos maiores problemas atualmente em Congonhas é a limitação do profissional que se prende somente aos grupos de atividade física dentro das UAPS, andando na contra mão da integralidade. Essa limitação profissional trouxe a necessidade de comparar o atual processo de trabalho do Profissional de Educação Física do Município de Congonhas / MG, com o que é preconizado pelas diretrizes do NASF, através da leitura criteriosa do Caderno de Atenção Básica além de propor uma nova forma de organização para tal. Espera-se que com essa reflexão sobre a prática atual surjam novas propostas de atuação, onde o município possa consolidar o trabalho da equipe de NASF junto as ESF, entendendo não só o serviço, mas o processo de trabalho do Profissional de Educação Física como capaz de influenciar e atuar nos modos de vida da população através de ações de promoção da saúde que possam aumentar seu nível de atividade física, tornando-a mais ativa, responsável pelo seu próprio cuidado e consequentemente mais saudável.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Nova forma de organização para processo de trabalho do profissional de educação física do NASF de Conconhas/MG, segundo o caderno de atenção básica: diretrizes do NASF