FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa e grupal em pacientes diabéticos que usam isulina: Plano de ação para uma equipe de saúde da família do município de Betim/mg
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
GUILARTE, Keiler Legrá
(dc.date.accepted )
2015
(dc.date.available )
2016-10-10T12:01:15Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-10T12:01:15Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5621
(dc.format.extent )
44
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
CABRAL, André Luiz dos Santos
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção primária
(dc.subject.decs )
Atenção primária à saúde
Autocuidado
Diabetes Mellitus
Educação em saúde
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
Realizou-se um estudo para implementar um plano de intervenção educativo para pacientes diabéticos que usam insulina na UBS Guanabara, Betim/MG. A educação em diabetes é elemento essencial de qualquer ação com visão a atenção do paciente, pois capacita ao mesmo para seu autocuidado. O objetivo deste trabalho é elaborar um plano de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos que usam insulina na equipe Kennedy, UBS Guanabara, Betim/MG. O presente trabalho foi realizado através de uma revisão narrativa sobre intervenção educativa em pacientes diabéticos que usam insulina. Para a busca na literatura foram utilizados os uni termos: "Diabetes Mellitus", "Fatores de risco da Diabetes Mellitus", "Programa Saúde da Família" e "Educação no paciente diabético". Foram avaliadas as publicações dos últimos 12 anos, em português, disponíveis no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na base de dados do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), e na biblioteca virtual da plataforma do programa AGORA do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Após a revisão, elaborou-se um questionário de conhecimentos antes e depois da intervenção educativa e mediante a observação direta avaliada se a destreza nos dois momentos.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Intervenção educativa e grupal em pacientes diabéticos que usam isulina: Plano de ação para uma equipe de saúde da família do município de Betim/mg