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88 RESULTADOS (11 a 20)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Jan/2015
    Define o PTS como forma de organização do processo de trabalho nos serviços de saúde e plano voltado para o futuro de cada pessoa. Compara o modelo tradicional e o modelo atual, posterior à Reforma Psiquiátrica. Aponta as características do PTS: a importância do início do vínculo; as condições de contratualidade – contratos de baixa exigência e...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Jan/2015
    Apresenta os diversos aspectos relacionados à garantia de acesso e à vinculação de uma clientela que em maioria chega por demanda de outros. Atenta para o cuidado com o mandato social conferido ao profissional de saúde para não reforçar o sentimento de inadequação, buscando pontos e aproximação, criando um vínculo com o serviço e construindo um ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    24/Nov/2014
    A primeira unidade trata do PTS, definindo-o, mostrando como introduzi-lo nas realidade dos serviços de saúde e como construí-lo. Trata das condições de contratualidade, da construção do mapa de vida, dos aspectos gerais e específicos. A segunda unidade trata da relação da família/usuário no âmbito das RAPS, da complexidade da relação nas situaç...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Jan/2015
    Mostra a Redução de Danos como conjunto de estratégias, ferramenta que amplia a possibilidade do cuidado em saúde pública para minimizar as consequências adversas do uso de drogas, na linha do direito à cidadania, combatendo a invisibilidade e a discriminação, substituindo as estratégias repressivas pelas preventivas visando à autonomia. Mostra,...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Jan/2015
    Apresenta a importância de discutir a inclusão das estratégias de suporte familiar no cuidado em saúde mental ao usuário de álcool e outras drogas na perspectiva das RAPS e do PTS, sua ação clínica e política integrada com sete componentes e cinco eixos de discussão. Trata da complexidade das relações familiares nas situações de sofrimento por u...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1- O Momento Explicativo O tópico mostra como o processo de planejamento começa com o reconhecimento da realidade e das condições indesejáveis a serem modificadas, sendo: o 1º passo o diagnóstico da situação por meio de mapas definindo territórios com aproximadamente 4.000 pessoas para cada equipe de AB, seguindo-se a visitação com agent...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 - Projeto de Saúde no Território Nesse tópico são apresentadas as ferramentas técnicas do trabalho de NASF, sendo a 1ª o Programa de Saúde no Território – PST – que inicia com a implantação do NASF na AB do município como fruto de discussões horizontais entre gestores/apoio, profissionais de ESF/equipe de referência e usuários, para o ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Sistemas de Informação em Saúde O tópico informa a disponibilidade, no Brasil, de diversos SIS, definidos pela OMS como conjuntos de componentes que atuam de forma integrada utilizando a informação para o planejamento, organização, operação e avaliação dos serviços de saúde, sendo demonstrado o quanto as modernas tecnologias digitais...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    O tópico apresenta a definição de epidemiologia, assim como a etimologia do termo e mostra: as áreas de conhecimento que congrega – estatística, ciências da saúde e ciências sociais; suas áreas de atuação – ensino, pesquisa avaliação de procedimentos em serviços de saúde, vigilância diagnóstico e acompanhamento do sistema de saúde; os diferentes...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Jun/2014
    Tópico 1 – Educação Permanente como meio de mudança O tópico aborda a necessidade de romper com o modelo de formação profissional em saúde, especializado e fragmentado, mostrando NASF e ESF com a nova abrangência das equipes multiprofissionais e da necessidade de formá-las e instrumentalizar profissionais por meio da Educação Permanente em Saúd...