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68 RESULTADOS (51 a 60)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    No tópico, são apresentados o conceito e as característica dos cursos de EaD: facilidade de acesso a oportunidades educacionais; emprego de tecnologias inovadoras de ensino/aprendizagem; material didático inovador levando em conta as necessidades do aluno; economia; ampliação de acesso ao conhecimento; flexibilidade e novas formas de interação p...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    O tópico explica que TCC, uma monografia acadêmica, é o trabalho para avaliação de final de curso que contempla a diversidade de formações universitárias, elaborado sob a orientação de um professor responsável, sendo item indispensável para a certificação do curso. Explica que, no curso em questão, o TCC parte diretamente do portfólio. Do TCC re...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Conceituando a Clínica Ampliada O tópico apresenta a conceituação da Clínica Ampliada conforme proposta em 1997 e sua passagem à diretriz da PNH, em 2003, concretizando-se como ferramenta teórica e prática para a abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, considerando a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saú...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    Tópico 1 – Implantação do modelo de Apoio Matricial em Saúde Mental no Município de Florianópolis, Santa Catarina O tópico relata a experiência premiada, no Concurso Nacional de Experiências e Saúde da Família, do Ministério da Saúde em 2008, da implantação do modelo de apoio matricial em centros de saúde, em processo de corresponsabilidade das...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    Este módulo apresenta três unidades, interligadas pelo seu significado instrumental para a gestão em saúde. Na primeira unidade, vimos a gestão local em saúde, identificando os principais interesses dos gestores, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema. Foram relembradas as principais questões da organização dos sistemas locais de s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Mar/2014
    O módulo sobre Projeto Saúde no Território apresenta os elementos teórico-metodológicos desta ferramenta de trabalho articulado entre a equipe de Saúde da Família, a equipe do NASF e os demais atores envolvidos com a produção de saúde num contexto mais ampliado. São abordados a cogestão e o trabalho em redes e apresentadas algumas experiências d...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    11/Mar/2014
    Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Clínica Ampliada como metodologia de trabalho? O tópico apresenta da proposta da Clínica Ampliada como estratégia da PNH na AB e como fator de integração das equipes de saúde e de intersetorialidade, construindo-se como ferramenta de atuação para além da fragmentação do modelo hegemônico tradicional, utilizando as potencialidades dos...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    O tópico trata da atuação da Clínica Ampliada, preconizando o processo de aprendizagem contínua e constante das equipes e dos usuários, realizando pactos de gestão e construindo espaços de educação permanente para superar o modelo biológico/curativo. Trata da importância das redes de apoio para o profissional rever valores e conceitos, da nova p...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    09/Apr/2014
    Tópico 1 - O processo de elaboração de um PST O tópico mostra como a elaboração do PST, no processo de trabalho do NASF se dá por pactuação do apoio e posterior operacionalização, por meio de roteiros do MS: preparação; planejamento e implantação, avaliação e seus respectivos passos, ressaltando que tais roteiros não se confundem com protocolos...