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50 RESULTADOS (41 a 50)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    O tópico aborda práticas de promoção de saúde envolvendo ESF/Família/Idoso, com vistas a evitar ou minimizar problemas interferentes para a saúde do idoso, ressalta a importância da integração dos diversos profissionais e da adoção de estratégias educativas para a compreensão do envelhecimento, das parcerias com diversas instâncias, de atividade...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Educação popular e promoção de saúde do idoso: reflexão a partir de uma experiência de extensão universitária com grupo de idosos em João Pessoa (PB) O tópico apresenta projeto de extensão do Instituto de Nutrição na AB em apoio à ação com grupo de idosos em comunidade, no contexto de Saúde da Família, com a atuação de alunos de grad...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Avaliação das necessidades de cuidado e a família O tópico ressalta a importância: de avaliar as características e necessidades do idoso buscando seu envolvimento nas decisões sobre o próprio cuidado e atividades; do diálogo entre os profissionais da equipe, com a família e como próprio idoso para resultados eficientes para a saúde i...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Educação popular e promoção de saúde do idoso: reflexão a partir de uma experiência de extensão universitária com grupo de idosos em João Pessoa (PB) O tópico apresenta projeto de extensão do Instituto de Nutrição na AB em apoio à ação com grupo de idosos em comunidade, no contexto de Saúde da Família, com a atuação de alunos de grad...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Atividade física, nutrição, uso de medicamentos e suas implicações O tópico apresenta questões relativas à saúde integral do idoso, como condições físicas, nutrição, ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento de agravos, reabilitação, relação da pessoa com a finitude, institucionalização, risco de quedas, uso de me...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Avaliação das condições bucais do idoso O tópico ressalta a importância da atenção de toda a equipe de saúde para sinais, sintomas e alterações bucais em geral, verificando problemas próprios ao processo de envelhecimento, problemas provenientes do uso de medicação, reações adversas, xerostomia, hipossalivação, relação entre problema...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – Abordagem inicial ao idoso, à família e ao contexto de vida O tópico aborda a necessidade de comunicação qualificada entre equipes de AB e as famílias com diferentes enfoques profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Apresenta as atitudes a serem evitadas na atenção qualificada, as mudanças esperadas com o env...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    O tópico mostra que o aumento do tempo de vida, traz novos conhecimentos a respeito de diferentes questões de saúde da crescente população de idosos, mostrando dados da OMS que caracterizam os desafios da saúde pública para a construção de uma vida ativa e autônoma no envelhecimento, sendo necessária a implementação de políticas públicas voltada...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    21/Aug/2014
    O tópico aborda práticas de promoção de saúde envolvendo ESF/Família/Idoso, com vistas a evitar ou minimizar problemas interferentes para a saúde do idoso, ressalta a importância da integração dos diversos profissionais e da adoção de estratégias educativas para a compreensão do envelhecimento, das parcerias com diversas instâncias, de atividade...