FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares de 4 a 10 anos na Escola Professora Ida Kummer, Renascença/PR
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Cris Valberto Gagliotto
(dc.date.accepted )
10/05/2014
(dc.date.available )
2016-10-20T18:08:41Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:08:41Z
(dc.rights.holder )
Cris Valberto Gagliotto
Talita Helena Monteiro de Moura
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6208
(dc.format.extent )
76
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Talita Helena Monteiro de Moura
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção primária à saúde
Saúde bucal do escolar
Saúde da família
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O presente trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas, modalidade à distância. A intervenção foi realizada no período de outubro de 2013 a janeiro de 2014, na Estratégia de Saúde da Família Rural do município de Renascença/PR. Após análise situacional, identificou-se a necessidade de realizar o Projeto de Intervenção em Saúde Bucal dos Escolares na Escola Professora Ida Kummer. Muitas ações preconizadas pelo Ministério da Saúde não estavam sendo oferecidas na unidade de forma satisfatória como, por exemplo, a atenção à saúde bucal dos escolares, que existia de forma desorganizada na gestão anterior e que no início da atual gestão (2013), não estava sendo realizada, e com sua continuidade ameaçada por não ser considerada prioridade pela administração. Através do projeto de intervenção, conseguimos mostrar a importância da ação programática de saúde bucal dos escolares e realizar a intervenção, organizando a saúde bucal dos escolares em nossa unidade de saúde. Participaram das atividades preventivas, educativas e curativas em saúde bucal 599 escolares, com idade entre 4 e 10 anos. Os objetivos foram: ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares, melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal, melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares, melhorar o registro das informações e promover a saúde bucal dos escolares. As ferramentas utilizadas na coleta de dados foram: planilha de coleta de dados, fichas-espelho e diário de campo, a fim de garantir o registro dos dados dos escolares que participaram da intervenção. O cadastro foi realizado durante a realização do exame bucal para classificação dos escolares quanto ao risco à cárie. Após análise dos resultados identificou-se vários pontos positivos, foram realizados exames bucais em 598 escolares, destes 291 foram classificados como alto risco à cárie dental. Contabilizaram-se 279 primeiras consultas odontológicas com elaboração de plano de tratamento, 260 escolares tiveram o tratamento odontológico concluído. Mediante a intervenção houve mudanças nas atividades da equipe, que passou a planejar as ações executadas, efetuar os registros das atividades, realizar atividades educativas e preventivas, realizar exames para determinação de grupos prioritários para o atendimento clínico, contando com a participação da comunidade na realização das atividades. As ações realizadas durante a intervenção facilitaram a execução da ação programática, fornecendo dados estatísticos para comparação e planejamento, e foram incorporadas à rotina da equipe de forma que continuou mesmo após o término da intervenção.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares de 4 a 10 anos na Escola Professora Ida Kummer, Renascença/PR