FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares, E.M.R. São Pedro, área de abrangência da UBS São Pedro - ESF, Campo Largo /PR
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Luana Antunes Fernandez
(dc.date.accepted )
03/11/2014
(dc.date.available )
2016-10-20T18:09:07Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:09:07Z
(dc.rights.holder )
Linda Cristina Sangoi Haas
Luana Antunes Fernandez
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6222
(dc.format.extent )
81
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Linda Cristina Sangoi Haas
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção primária à saúde
Saúde bucal do escolar
Saúde da família
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
Trabalho realizado como parte das atividades do curso de Especialização em Saúde da Família modalidade a distância, através da Universidade Aberta do SUS com a Universidade Federal de Pelotas, visando a Melhoria da Atenção à Saúde Bucal dos Escolares, E.M.R. São Pedro, Área de Abrangência da UBS São Pedro, Campo Largo /PR. O projeto de intervenção foi desenvolvido através de ações em quatro eixos pedagógicos: monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica. Primeiramente foi estabelecido o contato e os procedimentos burocráticos relacionados à escola foco da intervenção, a partir de então a equipe multidisciplinar da UBS e todos os envolvidos foram capacitados para o projeto. Sistematicamente, após consentimento dos pais, a ASB realizava a busca ativa de cada criança dentro da sala de aula encaminhando até a unidade para os atendimentos clínicos com a Dentista. A equipe de saúde bucal além dos atendimentos clínicos, realizou palestra com pais e alunos sobre higiene bucal, cárie e nutrição, realizou também semanalmente ações coletivas de escovação dental supervisionada e aplicação de gel fluoretado em 100% dos escolares. Os dados foram coletados por meio de ficha espelho e planilha de coleta de dados. Com a finalização da intervenção que teve a duração de dezesseis semanas as metas anteriormente pactuadas foram praticamente cumpridas na íntegra. Já no primeiro mês de intervenção todas 100% das crianças participaram do exame bucal com finalidade epidemiológica, encerramos o quarto mês com 81,3% das crianças com a primeira consulta odontológica realizada, 70% dos escolares considerados alto risco foram abrangidos, finalizamos o período estipulado de intervenção com 72,9% de escolares com conclusão do tratamento, porém fica claro que uma vez inserida na rotina da unidade , a continuidade da intervenção proverá facilmente a totalidade do sucesso. O trabalho foi de grande valia para estreitar os laços entre a escola, Unidade Básica de Saúde, pais e escolares, favoreceu notoriamente também a integração multidisciplinar dentro da equipe de saúde. Permitiu ainda satisfação pessoal/profissional em presenciar a intimização das crianças com os procedimentos odontológicos. Trata-se da aplicabilidade da Promoção da Saúde.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares, E.M.R. São Pedro, área de abrangência da UBS São Pedro - ESF, Campo Largo /PR