FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria do cuidado à saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos, Escola Olavo Bilac, área de abrangência da UBS Sagrisa, Pontão - RS
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Rodrigo Bonato
(dc.date.accepted )
04/11/2014
(dc.date.available )
2016-10-20T18:10:22Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:10:22Z
(dc.rights.holder )
Francieli Cristina Sponchiado
Rodrigo Bonato
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6263
(dc.format.extent )
71
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Francieli Cristina Sponchiado
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção primária à saúde
Saúde bucal do escolar
Saúde da família
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
Este trabalho teve como objetivo geral melhorar o cuidado ofertado aos escolares de 06 a 12 anos da Escola Olavo Bilac área de abrangência da UBS Sagrisa no que tange a saúde bucal, por meio da ampliação da cobertura da atenção à saúde bucal, melhoria da adesão aos atendimentos, melhorada qualidade da atenção em saúde bucal,dos registros das informações e promoção da saúde bucal junto a comunidade escolar. Para que fosse possível atingir os objetivos, foram desenvolvidas ações nos quatro eixos propostos pelo curso, sendo eles, o monitoramento e avaliação, a organização e gestão do serviço, o engajamento público e a qualificação de prática clínica. A intervenção teve duração de dezesseis semanas, iniciando em setembro de 2013 com término em janeiro de 2014. A metodologia utilizada foi a adoção de um protocolo específico para guiar o cuidado, adoção de fichas espelhos especificas para registros das informações oriundas dos atendimentos individuais e coletivos, adoção de planilhas eletrônicas para o monitoramento e avaliação dos indicadores, atendimentos agendados aliados a livre demanda, busca ativa, grupos de sensibilização junto a comunidade escolar e qualificação dos profissionais da equipe por meio de encontros de formação baseado nas ações previstas nos quatro eixos, sendo eles o monitoramento e avaliação, a organização do serviço, o engajamento público e a qualificação da prática clínica. Foi possível com a intervenção cadastrar e acompanhar 100% dos 48 escolares, treinamento de 100% dos profissionais da equipe para as atividades do programa, maior sensibilização por parte dos alunos, pais e professores para com a importância da saúde bucal. O índice de cárie foi zerado, ou seja, 100% dos escolares tiveram o tratamento concluído, todos os que faltaram as consultas foram buscados pela equipe 100% dos escolares identificados com risco para doenças bucais realizaram a primeira consulta odontológica e receberam orientações individuais sobre cárie, hábitos alimentares, higiene entre outros. Tudo isto somente foi possível por meio de um trabalho em conjunto com os profissionais da equipe que trabalharam incansavelmente no acompanhamento, na sensibilização e busca dos escolares faltosos as ações ofertadas. Foi possível melhorar a qualidade dos registros e, portanto melhoria no planejamento, monitoramento e avaliação das ações ofertadas. Conclui-se que este trabalho propiciou uma sensibilização da equipe, escolares e comunidade escolar quanto à importância de adquirirem hábitos saudáveis para a prevenção e promoção da saúde bucal, bem como uma reorganização e melhoria do cuidado ofertado aos escolares.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria do cuidado à saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos, Escola Olavo Bilac, área de abrangência da UBS Sagrisa, Pontão - RS