FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos da Escola São José na Unidade Básica de Saúde Pedras, Catu/BA
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Rafael dos Santos de Santana
(dc.date.accepted )
10/05/2014
(dc.date.available )
2016-10-20T18:12:20Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:12:20Z
(dc.rights.holder )
Ethieli Rodrigues da Silveira
Rafael dos Santos de Santana
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6328
(dc.format.extent )
65
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Ethieli Rodrigues da Silveira
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção primária à saúde
Saúde bucal do escolar
Saúde da família
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Escolar
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
Todo indivíduo, desde criança, tem o direito inerente à vida, como também o direito de acesso à promoção de saúde, à prevenção e tratamento de enfermidade e à reabilitação de saúde. Os profissionais de saúde têm responsabilidade em reconhecer e promover estes direitos. Neste contexto, o cirurgião dentista deve almejar a saúde de seus pacientes, muito mais do que tratar, deve promover a prevenção das lesões, questão essa que vem se popularizando cada dia mais na mente dos novos odontólogos. Considerando esta questão, realizou-se este trabalho objetivando melhorar a atenção à saúde bucal de escolares de 6 a 12 anos de idade, que residem na cidade de Catu – BA, próximo 78 km da capital, Salvador-BA. O trabalho foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde situada na zona rural, conhecida como Povoado de Pedras. A equipe da unidade é bem entrosada, faz das limitações um incentivo para buscar resultados satisfatórios. A população é muito carente de recursos básicos, dentre os principais podemos citar, o transporte e a comunicação. Antes da intervenção, não existia protocolos para realizar o devido acompanhamento das crianças, onde os dados eram apenas empíricos, baseados na evolução clinico – visual do paciente. O trabalho realizado foi baseado em alguns pilares: Palestras, escovações supervisionadas, dinâmicas e o atendimento clinico. Realizamos as atividades com um grupo de 55 crianças, que no inicio do trabalho ofereceram uma resistência, não física, mas emocional, porém com muita conversa e paciência, as barreiras foram sendo ultrapassadas. No decorrer do projeto, ocorreram poucas intercorrências, entretanto todas foram contornadas, e conseguimos concluir a pesquisa sem dificuldades. A participação dos responsáveis foi de fundamental importância para o andamento do projeto, assim como também da escola (professores e diretores). Ao final do período da intervenção havíamos realizado a primeira consulta odontológica e escovação supervisionada com todas as crianças e todos tiveram seus tratamentos odontológicos concluídos. Concluímos que a atenção primaria da saúde é sem duvidas um fator primordial para a melhoria da qualidade de vida do nosso paciente, pois com ela podemos informar e tratar, oferecendo assim uma maior dignidade ao ser humano. Podemos perceber a viabilidade e continuidade da intervenção na unidade.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos da Escola São José na Unidade Básica de Saúde Pedras, Catu/BA