FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Qualificação da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Dr. Silas Oliveira Santos, Manaus/AM
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Mario Alberto Salazar Herrera
(dc.date.accepted )
27/08/2015
(dc.date.available )
2016-10-20T18:15:55Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:15:55Z
(dc.rights.holder )
Mario Alberto Salazar Herrera
Thiago Santos de Souza
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6452
(dc.format.extent )
81
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Thiago Santos de Souza
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
Qualificação da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS Dr. Silas Oliveira Santos, Manaus/AM. 2015. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Saúde da Família) - Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes mellitus (DM) são problemas de Saúde Pública e causam impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos e coletividade. O trabalho de conclusão de curso mostra a experiência vivenciada mediante atuação na Unidade Básica de Saúde Dr. Silas Oliveira Santos em Manaus, Amazonas. O foco da atuação foi na qualificação da atenção e assistência aos adultos portadores de Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica, tendo como guia os Cadernos de Atenção Básicas produzidos pelo Ministério da Saúde. Mediante análise situacional, constatou-se que havia necessidades de melhoria da cobertura e dos serviços ofertados à população, pois a UBS possuía muitas deficiências em cumprir os protocolos do Ministério da Saúde trazendo um serviço deficiente e não efetivo à população. Outras necessidades incluíram a ausência de monitorização do exame clínico adequado, a dificuldade de acompanhamento adequado dos usuários conforme protocolos oficiais e dos registros. Para a intervenção, foram usadas a Ficha Espelho e a Planilha de Coleta de Dados. Antes da intervenção, eram acompanhados 38% dos usuários com HAS e 32% segundo o Caderno de Ações Programáticas. Após a intervenção, conseguimos acompanhar 206 (37,3%) usuários com HAS e 60 (38,0%) com DM. Além disso, tivemos melhoras expressivas no registro adequado dos usuários, e isso é essencial para o planejamento de ações em Saúde Pública. O oferecimento de atividades de prevenção/promoção tiveram maior participação e interesse por parte dos usuários. Sugere-se também que a intervenção possibilitou a formação de um vínculo mais efetivo com a comunidade (acolhimento, práticas e educação, prevenção e promoção de saúde), e também a melhoria quanti-qualitativa do serviço direcionado ao usuário mediante maior acessibilidade e equidade. Conclui-se que há ainda necessidade de melhorias no serviço, para que efetivamente, as ações sejam rotineiras e não pontuais, havendo necessidade também de maior envolvimento e comprometimento da equipe, da gestão e dos usuários, favorecendo tanto o processo de trabalho quanto os resultados mais produtivos e focados.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Qualificação da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Dr. Silas Oliveira Santos, Manaus/AM