FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Igarapé da Fortaleza, Santana-AP
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Saúde do Idoso
Autor
(dc.contributor.author
)
Lesly Gomez Guirola
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
31/08/2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-20T18:25:50Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-20T18:25:50Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Lesly Gomez Guirola
Pablo Viana Stolz
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6595
Extensão
(dc.format.extent
)
105
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Pablo Viana Stolz
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Assistência domiciliar
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Saúde Bucal
Saúde do Idoso
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Assistência Domiciliar
Atenção Primária à Saúde
Saúde Bucal
Saúde da Família
Saúde do Idoso
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Creative Commons (autorização para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
A esperança de vida alta é um indicador que muitos países desejam mostrar como prova de seu desenvolvimento econômico e social, Preocupados em ofertar uma assistência integral e qualitativa a população idosa, realizamos uma intervenção com o objetivo de melhorar a atenção à saúde do Idoso em nossa UBS Igarapé da Fortaleza, Santana-AP já que mesma mostra indicadores de cobertura e qualidade não muito bons, baseados no caderno de ações programáticas nossa população era para ter 392 idosos deles hoje somente temos cadastrados 341 para um 87% de cobertura para este programa, os indicadores de qualidade propostas no caderno de ações programáticas todos ficam baixo dos 50%, somente mostram bons resultados o indicador de orientações na pratica de exercício e orientação de hábitos alimentares saudáveis, a caderneta da pessoa idosa fica em zero e constitui o pior indicador que amostra este programa hoje. Foi realizada uma intervenção onde os idosos foram cadastrados e avaliados em quatro eixos fundamentais eles são, ações de organização e gestão do serviço, ações de monitoramento e avaliação, ações de engajamento público e ações de qualificação da prática clínica, entre os meses de abril a junho de 2015, baseados no caderno de atenção básica n019 fornecido pelo Ministério da saúde. Anterior ao inicio da intervenção foi realizado capacitações com os profissionais da unidade. Assim iniciamos o levantamento dos dados mediante o monitoramento constante dos usuários, com o rigoroso preenchimento dos prontuários e planilha de coleta de dados disponibilizados pela especialização. As ações programáticas ocorreram de acordo com as necessidades e grau de risco da pessoa idosa e da sua capacidade de adesão e motivação para o autocuidado, assim como a assistência a cada consulta. Os resultados obtidos com esta intervenção foi o cadastramento e avaliação de 364 idosos atingindo o de qualidade% de cobertura. Dentre os indicadores de qualidade avaliados, 270 idosos (74,3%) receberam a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada, 364 idosos (100%) receberam a Avaliação Multidimensional Rápida e tiveram o exame clínico apropriado em dia, foram cadastrados 36 idosos (100%), acamados ou com problemas de locomoção e todos receberam visita domiciliar, às ações de avaliação de risco para morbimortalidade em dia, avaliação para fragilização na velhice em dia assim como a proporção de idosos com avaliação de rede social contemplou 347 idosos (95,3%). No entanto tivemos indicadores muito baixos, como o atendimento odontológico que somente mostou (0,3%) e a entrega de cadernetas da pessoa idosa que ficou com 11,3%. A intervenção de forma geral direcionou as praticas assistências dentro do serviço. A equipe se envolveu na realização das atividades, tentamos sobrepor cada uma das dificuldades e limitações existentes, para executar todas as ações conforme os princípios do SUS. Assim, a população conseguiu receber um atendimento de qualidade e integral e todas as nossas atividades se tornaram rotina de trabalho.
Palavras-chave:Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso; Assistência domiciliar; Saúde Bucal.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Igarapé da Fortaleza, Santana-AP
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