FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção À Saúde dos Usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS Vila Sul, Caçapava do Sul/RS
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Marileybi Sierra Marquez
(dc.date.accepted )
21/08/2015
(dc.date.available )
2016-10-20T18:26:49Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:26:49Z
(dc.rights.holder )
Giselle Lima Aguiar Correia
Marileybi Sierra Marquez
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6634
(dc.format.extent )
110
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Giselle Lima Aguiar Correia
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
A Organização Mundial da Saúde aponta que a ausência de programas abrangentes de prevenção das Doenças Adquiridas não Transmissíveis, dirigidos à população adulta caracteriza a dificuldade para se implementar a detecção e o controle dessas doenças. Temos como objetivo geral a Melhoria da Atenção à Saúde dos Usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS Vila Sul, Caçapava do Sul/RS. A intervenção foi estruturada foi desenvolvida num período de doze semanas. Foram convidados a participar, os usuários hipertensos e diabéticos pertencentes à área de abrangência da UBS Vila Sul. As ações foram desenvolvidas em quatro eixos pedagógicos: monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica. Adquirindo dados que alimentaram planilhas com indicadores de qualidade que foram analisados os resultados. Nosso objetivo foi cumprido satisfatoriamente e com bons resultados garantindo um impacto positivo na comunidade. Foram cadastrados 526 (100%) dos hipertensos e 184 (100%) dos diabéticos. Garantimos 100% dos exames complementares em dia de acordo ao protocolo, assim como exame clínico apropriado e complementar. O atendimento odontológico foi garantido e facilitado para os hipertensos e diabéticos, ficando com 100% de cobertura de avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Priorizamos também a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. A intervenção foi importante no contexto da UBS porque permitiu o cadastramento de 100% de usuários com HAS e DM e a participação ativa deles nas atividades de grupo, ofertando formas de diminuir as complicações que trazem estas doenças. A intervenção acabou tendo um impacto positivo na equipe e na comunidade, qualificando os atendimentos, garantindo exame físico e exames laboratoriais atualizados de acordo ao protocolo.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da Atenção À Saúde dos Usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS Vila Sul, Caçapava do Sul/RS