FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria das Ações de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama na ESF Lajeado do Bugre, Lajeado do Bugre/RS.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Mulher
(dc.contributor.author )
Edelvis Morales Aguilar
(dc.date.accepted )
13/11/2015
(dc.date.available )
2016-10-20T18:27:49Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:27:49Z
(dc.rights.holder )
Carolina Neves Fagundes
Edelvis Morales Aguilar
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6673
(dc.format.extent )
72
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Carolina Neves Fagundes
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Neoplasias da Mama
Neoplasias do colo do útero
Saúde da Mulher
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Neoplasias da Mama
Neoplasias do Colo do Útero
Programas de Rastreamento
Saúde da Família
Saúde da Mulher
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
O Câncer do Colo do Útero e o Câncer da Mama são doenças muito frequentes no mundo. No Brasil, para o ano de 2014, foram estimados quase 16 mil casos novos de câncer do colo do útero e cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Estes dois tipos de cânceres são considerados um problema de saúde pública crescente entre as mulheres, relacionados a fatores genéticos, comportamentais, psicossociais e socioeconômicos, além da grande influência de fatores como sedentarismo, etilismo, tabagismo e falta de proteção nas relações sexuais. O objetivo geral deste trabalho foi melhorar as ações de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na ESF Lajeado Do Bugre, município de Lajeado Do Bugre, Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma intervenção a fim dedesempenhar ações que visem ampliar a cobertura de detecção precoce para os cânceres do colo do útero e da mama dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (25-69 anos), aprimorar os registros das informações coletadas, melhorar a qualidade de atendimento e a adesão das usuárias ao Programa de prevenção da unidade, realizar atividades de promoção e prevenção em saúde e avaliar o impacto dessas ações no nível de saúde da população. Todos os dados foram registrado e monitorados em fichas espelhos específicos para a ação programática e os coletados foram coletados através de uma planilha fornecida pelo curso de especialização. A intervenção proporcionou a realização de exames em dia para detecção precoce de câncer de colo uterino em 131 mulheres (19,3%) e 80 mulheres (31,5%) tiveram o exame em dia para detecção precoce de câncer de mama. Foi possível qualificar as ações em saúde melhorando o acolhimento, monitoramento e registro das informações, além de garantir que as mulheres recebessem orientações sobre Doenças de transmissão sexual e fossem pesquisadas quanto a sinais de alerta para câncer. Os resultados encontrados mostram a importância que a intervenção teve para a comunidade, serviço e equipe de saúde.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria das Ações de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama na ESF Lajeado do Bugre, Lajeado do Bugre/RS.