FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Qualificação da Atenção Às Pessoas Idosas na UBS Cinturão Verde, Boa Vista/Roraima
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde do Idoso
(dc.contributor.author )
Saíd Isani López Ramírez
(dc.date.accepted )
03/11/2015
(dc.date.available )
2016-10-20T18:30:55Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T18:30:55Z
(dc.rights.holder )
Elitiele Ortiz dos Santos
Saíd Isani López Ramírez
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6792
(dc.format.extent )
90
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Elitiele Ortiz dos Santos
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Assistência domiciliar
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Saúde Bucal
Saúde do Idoso
(dc.subject.decs )
Assistência Domiciliar
Atenção Primária à Saúde
Saúde Bucal
Saúde da Família
Saúde do Idoso
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
A atenção de saúde às pessoas idosas ainda e um grande desafio para o sistema único de saúde especificamente para a esfera de atenção básica, onde sua abordagem precisa de profissionais de saúde qualificados e preparados para garantir atenção oportuna a este grupo. Diante dessa preocupação, o objetivo do presente trabalho foi melhorar a qualidade da atenção às pessoas idosas na Unidade Básica de Saúde do Cinturão Verde, Boa Vista/Roraima. A intervenção iniciou no mês de maio 2015 e finalizou em julho 2015, totalizando 12 semanas. Foram realizadas ações dentro dos quatro eixos temáticos: organização e gestão do serviço, qualificação da prática clínica, engajamento público e monitoramento e avaliação. Para monitorar as ações desenvolvidas durante esse período utilizamos à ficha-espelho, prontuário, e a planilha de coleta de dados disponibilizados pelo curso. A cobertura antes da intervenção era de 68 (17,84%) idosos, uma cobertura muito baixa, tínhamos uma deficiência grande no serviço de atenção especialmente no acompanhamento adequado de usuários na qualidade dos atendimentos clínicos e a adesão desse grupo às ações da unidade básica de saúde. Para a área é estipulado que tenham 381 usuários idosos. Com a intervenção foi possível cadastrar 242 idosos, alcançando uma cobertura de 63,5%. Todos os usuários idosos cadastrados com problemas de locomoção e ou acamados foram acompanhados, totalizando 40 (100%) usuários idosos nessas condições. Conseguimos melhorar a qualidade de nosso serviço, oferecendo um atendimento de qualidade, com avaliação odontológica, avaliação multidimensional rápida além de promoção e prevenção em saúde sobre alimentação saudável, pratica de exercícios e higiene. Também forem prescritas receitas com preferencia à farmácia popular, além disso, a solicitação de exames laboratoriais nas consultas. Conseguimos intensificar as buscas ativas dos usuários faltosos às consultas e realizar mais visitas da equipe aos usuários acamados e com exames laboratoriais alterados. Organizamos os registros com as informações dos usuários idosos atualizados melhorando o sistema de registro e monitoramento, aumentando adesão dos usuários a nosso programa, e restabelecendo o vinculo com a comunidade. As ações da intervenção já fazem parte da rotina do serviço.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Qualificação da Atenção Às Pessoas Idosas na UBS Cinturão Verde, Boa Vista/Roraima