FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria na Atenção dos Usuários Hipertensos e/ou Diabéticos na UBS Casabom, Município Capão do Leão/RS.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Aline Peters Dutra
(dc.date.accepted )
1/04/2016
(dc.date.available )
2016-10-20T19:20:36Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T19:20:36Z
(dc.rights.holder )
Aline Peters Dutra
Daniela Nunes Cruz
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7117
(dc.format.extent )
84
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Daniela Nunes Cruz
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus representam dois dos principais fatores derisco para doenças cardiovasculares, com graves repercussões para usuário, família e sociedade. O diagnóstico precoce oferece oportunidades de evitar complicações, investir na prevenção e é decisivo para garantir a qualidade de vida. A associação das duas doenças na população é comum, o que requer na grande maioria dos casos, o manejo das duas patologias no mesmo usuário. Este trabalho trata de uma intervenção, desenvolvida na UBS Casabom de Capão do Leão/RS, com o objetivo de melhorar o acompanhamento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos. O projeto de intervenção foi sistematizado com base na ação programática, sendo planejadas e executadas atividades em quatro eixos, monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica. Foi realizado cadastramento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos no programa de atenção, acompanhamento dos indicadores, formação de grupo de educação em saúde, realização de atividades educativas, capacitações da equipe, entre outras atividades. Após finalizar a intervenção foi alcançado um cadastramento de 350 (65,8 %) hipertensos e 131(100%) diabéticos. Assim como, 100% dos hipertensos e 100 % dos diabéticos tiveram seus registros atualizados; constatou-se que 94,6% dos hipertensos e 91,6% dos diabéticos utilizavam medicamentos disponíveis na farmácia popular; 100% destes sujeitos se submeteram a estratificação do risco cardiovascular pelo escore de Framingham; receberam orientações nutricionais, benefícios da atividade física e riscos do tabagismo. Foram realizadas atividades educativas para a qualificação da equipe e educação em saúde da comunidade. A atenção passou a ser de responsabilidade compartilhada de toda a equipe, proporcionou a capacidade de articular a atenção à demanda espontânea e programada, ampliou as possibilidades de resolubilidade das demandas locais. Espera-se que a gestão amplie este tipo de oportunidade e que seja estabelecida uma rotina de avaliação das atividades, que seja implantada a ESF e assegure a composição adequada da equipe. Para a comunidade deixamos o ensinamento de todas as ações que desenvolvemos para melhorar o acompanhamento dos usuários e que unidos é possível amenizar e/ou resolver os problemas que se apresentam.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria na Atenção dos Usuários Hipertensos e/ou Diabéticos na UBS Casabom, Município Capão do Leão/RS.