FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de Zero a Setenta e Dois Meses na UBS Alzira de Oliveira Laitart, Entre Rios do Sul, Rs.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Yaima Ortega Banos
(dc.date.accepted )
29/09/2015
(dc.date.available )
2016-10-20T19:24:48Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-20T19:24:48Z
(dc.rights.holder )
Mateus Casanova Dos Santos
Yaima Ortega Banos
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7270
(dc.format.extent )
97
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
(dc.contributor.advisor )
Mateus Casanova Dos Santos
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária / Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Puericultura
Saúde Bucal
Saúde da Criança
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Puericultura
Saúde Bucal
Saúde da Criança
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Creative Commons (autorização para TCC)
(dc.description.abstract )
BAÑOS, Yaima Ortega.Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta e dois meses na UBS Alzira de Oliveira Laitart, Entre Rios do Sul, RS.97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Saúde da Família) - Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. O presente trabalho de conclusão de curso caracteriza-se como a apresentação de uma intervenção típica em Atenção Primária à Saúde na UBS Alzira de Oliveira Laitart, no Município de Entre Rios do Sul, RS, Brasil. A intervenção se desenvolveu em doze semanas e teve como objetivo Melhorar a Atenção a Saúde das Crianças de 0 a 72 meses, sob orientações das proposições do Ministério da Saúde, apoiados nos Protocolos nacionais e por meio do curso de especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas dentro dos eixos temáticos de qualificação da prática clínica, engajamento público, monitoramento e avaliação e organização da gestão do serviço. Ao início da intervenção a quantidade de pessoas cadastradas na Unidade de Saúde era de 3.503 e destas, 191 crianças entre 0 a 72 meses, estando 40 das usuárias em acompanhamento. No indicador de cobertura do programa atingiu-se 93 (48,7%) crianças, ultrapassando os 40% da meta traçada com a população-alvo. Conseguimos manter o controle em 100% das crianças com déficit ou excesso de peso nos 3 meses, de busca ativa a crianças faltosas, registro atualizado de crianças com avaliação de risco, das mães com orientações sobre prevenção de acidentes na infância, controle de crianças colocadas a mamar na primeira consulta, as mães receberam orientações nutricionais de acordo com a faixa etária, sobre higiene bucal, etiologia e prevenção de cáries. A intervenção já é parte da rotina do serviço e pretendemos levar adiante dia a dia até alcançar pelo menos 95% das crianças no programa. Como próximos passos, pretendemos continuar com o programa e melhorar a qualidade do atendimento ainda mais com o comprometimento da equipe e o trabalho integrado. Palavras-chave: Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Criança;Puericultura; Saúde Bucal.
(dc.rights.license )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de Zero a Setenta e Dois Meses na UBS Alzira de Oliveira Laitart, Entre Rios do Sul, Rs.