FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A BAIXA ADESÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS NO PROGRAMA HIPERDIA, UM PROBLEMA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA LAGOA DAS FLORES, VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Doenças Infecciosas
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.contributor.author )
Costa, Marília Melo
(dc.date.accepted )
2013-06-30
(dc.date.available )
2016-10-27T12:07:05Z
(dc.date.accessioned )
2016-10-27T12:07:05Z
(dc.rights.holder )
MARÍLIA MELO COSTA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7392
(dc.format.extent )
30
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
LANGER, BEATA CATARINA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Cadastro e Atualização
Hiperdia
Prevalência
(dc.subject.decs )
Doença Crônica
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
Nas últimas décadas, Hipertensão Arterial Sistêmica foi considerada como a principal causa de morte no Brasil, afetando a população adulta com mais de 20 anos. Na Unidade de Saúde da Família Lagoa das Flores no município de Vitória da Conquista-BA, a hipertensão foi considerada como a doença de maior prevalência nas pessoas maiores de 20 anos, nos meses de janeiro a maio de 2012. O presente estudo tem como objetivo realizar o cadastro e atualização de pacientes hipertensos no programa HIPERDIA, para promover o aumento do número de hipertensos cadastrados e acompanhados. Na busca de promover o aumento do número de hipertensos cadastrados e acompanhados, foram feitas rodas de conversas na unidade de saúde e busca ativa através dos agentes comunitários de saúde para todos os hipertensos, tendo como finalidade o aumento do número de hipertensos cadastrados e acompanhados. Trata-se de um projeto de intervenção, cuja metodologia escolhida, será realizar o cadastro e atualização de pacientes hipertensos no programa HIPERDIA, Unidade de Saúde da Família Lagoa das Flores, Zona Rural, município de Vitória da Conquista-BA. O instrumento de coleta será a ficha do HIPERDIA (cadastro e atualização) e o prontuário dos pacientes. Após o término deste trabalho constatou-se que, apesar dessas dificuldades e contratempos, pode-se considerar que o projeto de intervenção foi exitoso. Com o aumento do cadastro e acompanhamento dos hipertensos, há uma melhora na qualidade de vida da população e diminuição dos agravos, devido à procura constante e detecção precoce de problemas gerados pela hipertensão e diabetes.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
A BAIXA ADESÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS NO PROGRAMA HIPERDIA, UM PROBLEMA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA LAGOA DAS FLORES, VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.