FICHA TÉCNICA DO RECURSO

HIPERTENSÃO: ESTIMULANDO HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM UM GRUPO DE CRIANÇAS COM EXCESSO DE PESO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Educação em Saúde
Hipertensão
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Carvalho, Marina Medeiros
(dc.date.accepted )
2014-09-30
(dc.date.available )
2016-11-03T11:52:10Z
(dc.date.accessioned )
2016-11-03T11:52:10Z
(dc.rights.holder )
MARINA MEDEIROS CARVALHO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7413
(dc.format.extent )
23
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
LANGER, BEATA CATARINA
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Saúde da criança
hábitos de vida
saúde na escola
(dc.subject.decs )
Alimentos, Dieta e Nutrição
Educação em Saúde
Educação em Saúde
Hipertensão
(dc.rights.type )
Autorização (para TCC)
(dc.description.abstract )
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença multifatorial, mais comum em adultos, é considerado um grave problema de saúde pública no Brasil e é um dos principais fatores de risco modificáveis. O objetivo do projeto de intervenção foi estimular hábitos de vida saudáveis em um grupo de crianças com excesso de peso em uma escola municipal localizada em Santo Antônio de Goiás. O projeto foi realizado com um grupo de 39 crianças com excesso de peso do 2º ao 5º ano diagnosticado pela nutricionista da escola, no período de julho a dezembro de 2014. A metodologia utilizada foi, primeiramente, uma reunião com os pais, capacitação com os professores e funcionários da escola, encontros quinzenais com o grupo de apoio à crianças com excesso de peso, realização de palestras e dinâmica sobre hipertensão, brincadeiras, gincanas, distribuição do cardápio feito pela nutricionista aferição e acompanhamento da Pressão Arterial, com apoio da nutricionista da escola. Para obter os resultados foi realizada a observação, percebendo o interesse, a participação e o questionamento dos alunos sobre as atividades desenvolvidas, sendo que o principal resultado virá no futuro, quando estes estiverem adultos. Conclui-se que ao estimularmos hábitos de vida saudáveis em crianças e adolescentes é mais simples do mudar os hábitos de um adulto, por isso a importância a criação de uma disciplina na matriz escolar sobre saúde seria uma forte opção para desenvolvermos adultos mais saudáveis.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
HIPERTENSÃO: ESTIMULANDO HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM UM GRUPO DE CRIANÇAS COM EXCESSO DE PESO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS