FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégias para potencializar o cuidado integrado entre as equipes de saúde da família e a equipe de saúde bucal na atenção às gestantes em uma unidade básica de saúde do município de Belo Horizonte.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
PEIXOTO, Fernanda Lacerda de Almeida Ramanó
(dc.date.accepted )
2013
(dc.date.available )
2017-01-31T16:52:44Z
(dc.date.accessioned )
2017-01-31T16:52:44Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7623
(dc.format.extent )
30
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.contributor.advisor )
MATOS, Selme Silqueira de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Programa de Saúde da Familia
(dc.subject.decs )
Estratégia Saúde da Família
Odontologia
Saúde Bucal
(dc.rights.type )
Termo de cessão UNA_SUS
(dc.description.abstract )
O Programa Saúde da Família (PSF) foi introduzido no Brasil em 1994 pelo Ministério da Saúde, no entanto, a inserção da odontologia no PSF só aconteceu em 2000 diante da necessidade de ampliar a atenção em saúde bucal para a população brasileira. Os profissionais de saúde precisam ser mais bem preparados quanto atenção à saúde bucal da gestante. Na atenção básica é necessário investir em capacitações que ampliem o conhecimento, não apenas do enfermeiro, mas de todos os membros da equipe de saúde da família, sensibilizando-os para a interdisciplinaridade, fortalecimento do vínculo e superação de barreiras no acompanhamento odontológico na gestação. Este estudo de intervenção tem como objetivo geral: propor ações estratégicas para potencializar o cuidado integrado entre equipe de saúde da família (ESF) e equipe de saúde bucal (ESB) na atenção às gestantes na UBS Joaquim Padre Maia, município de Belo Horizonte. Conclui-se que um diagnóstico crítico é importante para que o processo de avaliação sirva para reordenar as ações dos profissionais de saúde bucal em prol de uma atenção básica que visam o tratamento do indivíduo como ser inserido na sua realidade social. Neste contexto, a atenção ao parto e ao pré-natal tem sido priorizada como uma das principais políticas de saúde nas sociedades contemporâneas, promovendo um benefício diferenciado ao grupo de gestantes e crianças. A troca de saberes e o respeito mútuo às diferenças devem acontecer permanentemente entre todos os profissionais de saúde para possibilitar que aspectos de saúde bucal também sejam apropriados e se tornem objetos de suas práticas.
(dc.rights.license )
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Estratégias para potencializar o cuidado integrado entre as equipes de saúde da família e a equipe de saúde bucal na atenção às gestantes em uma unidade básica de saúde do município de Belo Horizonte.